Publicado em 14 de Abril, 2025
Há uma década, a Adega do Cartaxo lançou aquele que seria – e continua a ser – o seu vinho topo de gama, um tinto Desalmado, por “uma questão de alma”! Um vinho lançado apenas nos anos em que o Diretor de Enologia Pedro Gil ‘sente’ que tem qualidade para envergar esta marca.
Lançada em 2015, a primeira edição foi da colheita de 2012. Seguiram-se as de 2013 e a de 2015. No final do ano será lançada a colheita de 2017, que vai ser provada en primeur nesta prova vertical, à qual se juntam também as colheitas de 2019 e 2020, ainda em estágio em garrafa.
Da colheita de 2015, um vinho com 10 anos, que está atualmente no mercado – em caixas de madeira de 3 garrafas – vai agora ser lançada uma ediçãoespecial, em caixa com uma garrafa e um copo Starlight, da Stölzle. A escolha deste copo resultou de uma prova com vários copos, em que os sommeliersAndré Figuinha (que vai estar no evento) e António Lopes o elegeram como o ideal para enaltecer as características do Desalmado.
Este evento vai contar com a presença de Pedro Gil, do sommelier André Figuinha e vai ter como anfitriã General Manager da Garrafeira Imperial Mariana Siqueira. Este é um vinho com um lugar especial na Adega do Cartaxo e cuja história e identidade vão ser abordadas por um representante da direção.
Agradecemos resposta, positiva ou negativa, até dia 17 de abril, para joanapratas@joanapratas.com.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.