fpas fenapecuaria

PSA: FPAS e Fenapecuária manifestam preocupação relativa à importação de animais vivos com origem em países com Peste Suína Africana

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores e a Federação Nacional das Cooperativas de Produtos Pecuários, FCRL vêm emitir o presente comunicado conjunto, na sequência do conhecimento da importação de animais vivos oriundos da Bélgica para abate em território nacional.

As organizações subscritoras manifestam a sua preocupação relativa à importação de animais vivos com origem em países não indemnes à Peste Suína Africana, entendendo ser um imperativo nacional proteger o país, o setor, os empresários e os postos de trabalho desta fileira, perante a maior ameaça que paira sobre a produção suinícola na Europa.

A FPAS e a FENAPECUÁRIA apelam aos operadores do abate e transformação, do comércio de animais vivos e centros de agrupamento que cessem as importações que acarretem um elevado grau de risco sanitário para o país e para a fileira.

Apelam ainda às autoridades sanitárias veterinárias nacionais para o escrupuloso procedimento de controlo e fiscalização das importações de animais vivos oriundos de zonas que não sejam indemnes à PSA, assim como ao reforço do controlo e fiscalização dos centros de limpeza e desinfeção dos operadores recetores.

A manutenção do estatuto de indemnidade à PSA é um esforço de toda a fileira. A FPAS e a FENAPEUÁRIA desejam não vir a serem confrontadas com a eventualidade de responsabilizar diretamente pela entrada da PSA em Portugal os operadores e as autoridades que ignorarem as presentes recomendações.

Apelamos ainda aos produtores nacionais que reforcem as medidas de biossegurança das explorações, dando seguimento escrupuloso das medidas preventivas emanadas pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Apelo aos produtores

Adicionalmente ao comunicado supra, a FPAS apela aos produtores que tenham conhecimento relativo a importações originárias em países com surtos declarados de PSA que informem esta Federação no sentido de podermos actuar junto das autoridades nacionais e regionais.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: