O Grupo Parlamentar do PSD reuniu esta quarta-feira com a “FIPA- Federação das Indústrias Agro-Alimentares”, no sentido de conhecer as principais preocupações e ambições das empresas do setor agroalimentar.
No âmbito desta reunião de trabalho, os representantes da FIPA apresentaram ao PSD as suas prioridades estratégicas para os próximos 4 anos: “consolidação de uma estratégia pública de incentivos à inovação; adequação da política fiscal à competitividade; suporte à exportação e internacionalização; promoção de estilos de vida saudáveis; diálogo e equilíbrio na cadeia de valor agroalimentar; e transição para a economia circular”. A FIPA apresentou ainda a sua agenda estratégica 2030 assente na ideia “Por uma indústria agroalimentar inovadora, competitiva e sustentável”.
Recorde-se que o setor agroalimentar em 2019 gerou um volume de negócios na ordem dos 17 mil milhões de euros, 5 mil milhões dos quais em exportações e é responsável por 119 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos, o que por si só mereceria um outro “olhar” por parte do Governo.
O PSD reconheceu o dinamismo e resiliência das empresas do setor agroalimentar, o seu contributo para a economia nacional, bem como a legitimidade das preocupações e ambições manifestadas pela FIPA, tendo, todavia, assinalado a necessidade de maior investimento nas parcerias com os produtores agrícolas e agropecuários nacionais e, designadamente, na construção de uma cadeia de valor que remunere todos os atores de forma mais equilibrada e justa.
Comunicado enviado pelo Partido Social Democrata.