Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria recolheu, esta quinta-feira, um gavião juvenil que estava caído no chão, nas traseiras de uma casa na Marinha Grande.
A ave, de acordo com o comunicado da PSP enviado às redações, foi encontrada pela proprietária da casa.
Como o gavião estava fraco e tinha um ferimento na asa esquerda, os agentes entenderam que não apresentava “condições para sobreviver no meio natural” e levaram a ave para as instalações da Ecoteca do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Porto de Mós.
O objetivo é tratar o animal, para que depois possa ser deixado em liberdade.
O gavião recolhido pela PSP
© Polícia de Segurança Pública
No dia anterior, quarta-feira, a polícia apanhou outro animal, desta vez uma raposa, junto a outra casa nesta cidade do distrito de Leiria.
As autoridades foram avisadas pelo dono da moradia, que tinha visto o animal junto a um galinheiro. Com “rápida prontidão e destreza”, o homem conseguiu que a raposa ficasse presa no interior de um espaço vedado, tendo depois alertado a PSP.
Já nas mãos dos agentes, a raposa foi transportada de carro até à Serra da Senhora do Monte, acompanhada pela Brigada de Proteção Animal, onde acabou por ser libertada e devolvida ao habitat natural.
A raposa recolhida pela PSP
© Polícia de Segurança Pública
Após estas duas capturas, o Comando Distrital de Leiria da PSP pediu a “colaboração de todos os cidadãos na denúncia de situações que ponham em causa o bem-estar animal”.
Leia Também: É Dia do Animal de Estimação! Sabe denunciar maus-tratos ou abandono?