Putin

Putin acusa Ocidente de crise energética e alimentar global

Putin afirma a Comissão Europeia e dos Estados Unidos prejudicaram a sua própria economia pelos investimentos durante a pandemia, que fomentaram a inflação. Agora, acusam as acções da Rússia na Ucrânia para cobrirem a sua “visão míope”.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que as acções de Moscovo na Ucrânia não estão em nada relacionadas com a iminente crise energética e alimentar no mundo. Culpabiliza, assim, as políticas económicas e financeiras aplicadas pelo Ocidente por criarem tal cenário.

Depois de o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter feito esta acusação, Putin, em entrevista ao canal de TV estatal Rossiya-1, desmentiu-a e culpou o líder russo norte-americano por “injectar grandes quantias de dinheiro” na economia do seu país como forma de combater as consequências da pandemia de coronavírus. Mostrou acreditar, portanto, que foi este investimento que levou à inflação e a uma “situação desfavorável no mercado de alimentos”, uma vez que “os preços dos alimentos subiram em primeiro lugar”.

Putin também culpabilizou “a política míope dos países europeus, e acima de tudo da Comissão Europeia, no sector de energia” como outra razão para a crise no mercado […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: