O historiador Timothy Snyder explica como o líder da Rússia segue as pisadas de dois ditadores e quais os três objetivos principais da estratégia no bloqueio dos portos ucranianos.
O historiador Timothy Snyder analisou a mais recente estratégia de guerra de Vladimir Putin, nomeadamente, o bloqueio nos portos ucranianos, que têm impedido a exportação de cereais da Ucrânia. Esta estratégia “não é nova” e foi utilizada por Hitler e Stalin durante as suas lideranças, lembra o professor de Yale.
O especialista em estudos sobre a Europa Central e Oriental aponta três objetivos que Putin quer atingir ao criar uma crise de segurança alimentar: para além da destruição do Estado ucraniano, o Kremlin terá também como finalidade a criação de uma crise de refugiados vindos do Norte da África e do Oriente Médio – causando instabilidade na União Europeia – e o desencadeamento de uma campanha de propaganda russa, por forma a responsabilizar o país invadido pela fome mundial.
“A Rússia tem um plano de fome. Vladimir Putin está a preparar-se para deixar à fome grande parte dos países em desenvolvimento como o próximo passo da sua guerra”, escreve no Twitter.
In normal times, Ukraine is a leading exporter of foodstuffs. A Russian naval blockade now prevents Ukraine from exporting grain. 2/16
— Timothy Snyder (@TimothyDSnyder) June 11, 2022
Lembrando que a Ucrânia é um dos maiores exportadores e cereais – sendo nomeada muitas vezes como o ‘celeiro da Europa’ -, Timothy Snyder refere que há a tendência para […]