Cereais

Quebra nos cereais fez descer importações da Rússia em Março

Primeiro mês de guerra já mostra mudanças nas relações comerciais de Portugal com a Rússia e com a Ucrânia.

O valor das importações de produtos russos por Portugal atingiu os 152,9 milhões de euros em Março, o que representa uma diferença de 2,8% face ao mês anterior. De acordo com os dados do INE, naquele que foi o primeiro mês a reflectir os efeitos da invasão da Ucrânia, até houve um aumento da despesa (as estatísticas mostram os valores, não as quantidades) com as importações de combustíveis minerais e derivados, que subiram 4,9% para 118,9 milhões de euros (78% do total), mas as compras de cereais passaram de 15,5 milhões em Fevereiro para zero em Março.

Em Março do ano passado, as compras de combustíveis minerais e derivados à Rússia tinham custado 39,4 milhões (51% do total), mas desde então o seu valor tem vindo a subir nos mercados internacionais, tendência que se acentuou com a guerra. Comparando Março de 2022 com Março de 2021, as importações até registaram uma subida de 97%, tendência que já se verificara em Fevereiro.

Já as exportações caíram a pique, com a venda de produtos de Portugal a cair dos 13,2 milhões em Fevereiro para 3,3 milhões, o que representa uma descida de 75%. A principal rubrica, de “reactores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes”, passou de 2,9 milhões para 404 mil euros, perdendo a liderança nas exportações para as “preparações de produtos hortícolas, de frutas ou […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: