A Queijos Santiago, marca portuguesa de queijos, com mais de um século de história, foi vencedora de cinco prémios no World Cheese Awards 2022, que se realizou no International Convention Centre Wales em Newport, na quarta-feira, 2 de novembro.
Com 5 medalhas recebidas, esta marca de referência nacional e internacional foi a marca portuguesa que mais prémios arrecadou, neste que é dos principais concursos internacionais do setor. Assim, os queijos Três Igrejas Cura Normal, Três Igrejas Cura Prolongada e o Nisa DOP foram condecorados com a medalha de prata e os queijos Três Igrejas Pimenta da Terra e Serramonte com a de bronze.
Os queijos Três Igrejas são todos queijos curados, de mistura de leites pasteurizados de vaca, ovelha e cabra, com pasta dura e aromas que variam consoante se trata do de Cura Normal, Cura Prolongada ou Pimenta da Terra. Posto isto, o Três Igrejas Cura Normal é um queijo bastante equilibrado e leve, com aroma ligeiramente frutado, proveniente de um processo de cura de 2 meses, enquanto o Cura Prolongada é mais intenso e com pequenos cristais no seu interior, potenciados pela cura de 6 meses. O queijo Três Igrejas Pimenta da Terra Santiago, já é um queijo mais diferente, pois conjuga o equilíbrio do tradicional queijo de mistura com a acidez da Pimenta da Terra.
O Nisa DOP e o Serramonte são também dois clássicos Santiago, tratando-se ambos de queijos de ovelha. O primeiro (Nisa DOP) é um queijo produzido com leite cru de ovelha e, respeitando a tradição, bastante intenso graças ao aroma e textura inconfundíveis, destacando um travo ligeiramente ácido e picante. O queijo Serramonte, também de sabor intenso, proveniente da cura prolongada de 12 meses e do próprio leite de ovelha, é um sucesso em qualquer mesa, muito graças ao método de produção tradicional e receita familiar.
João Santiago, CEO da Queijos Santiago afirma que “é um orgulho, mais uma vez, receber tanto reconhecimento internacional e ter este ‘selo’ tão conceituado nos nossos queijos. Esta é a prova que todo o nosso esforço, dedicação e trabalho valem realmente a pena e que os leites portugueses são de uma excelência atroz” Acrescenta ainda que “vamos, assim, com energias renovadas para mais um ano de trabalho na satisfação dos nossos clientes nacionais e internacionais”.
Depois do êxito dos anos anteriores, a Queijos Santiago voltou a destacar-se neste evento, que conta com a participação de 4 434 queijos, vindos de 42 países e de 900 empresas pelo mundo inteiro. Assim, distinguiram-se sabores de excelência e referências únicas a nível mundial.
Fonte: Queijos Santiago