Quinta de Lemos celebra gastronomia e vinhos do Dão num evento que junta 6 chefs, 6 pratos, 6 vinhos

A Quinta de Lemos volta a comemorar o melhor da gastronomia e vinhos do Dão numa celebração que realça a alta qualidade dos produtos da região. Diogo Rocha, chef executivo do Mesa de Lemos*, convida os chefs Henrique Sampaio Ferreira, Luís Almeida, Hugo Marques, João Guedes Ferreira e Marco Marques, para o conceito de ‘6 chefs, 6 pratos, 6 vinhos’, com a apresentação de sugestões criativas com pairing de vinhos Quinta de Lemos, num evento que volta a provar que o melhor do Dão serve-se à mesa. 

 Localizado em Viseu, o produtor de vinho Quinta de Lemos assume-se como promotor da alta qualidade dos produtos da região do Dão e do saber fazer das gentes desta que é a mais antiga região produtora de vinho em Portugal, e onde o comer e o beber partilham espaços iguais à mesa. Pelo segundo ano consecutivo, Diogo Rocha, chef executivo do restaurante Mesa de Lemos (distinguido com 1 Estrela Michelin, 1 Estrela Verde e 2 Sóis Repsol), localizado na propriedade da quinta, volta a reunir cinco chefs que se juntam a este para apresentar uma mostra da gastronomia atual da região, com pratos que pretendem realçar as características dos vinhos Quinta de Lemos, que vão estar em destaque no Natal. 

Com identidades de cozinha distintas, cada um dos seis chefs presta uma homenagem sincera à alta qualidade e autenticidade do produto, num encontro de talentos e propostas que evidenciam a evolução da gastronomia do Dão, representando cada um o seu respetivo restaurante. A cada chef foi atribuída a missão de criar um prato que harmonize com o vinho Quinta de Lemos selecionado, antevendo as festividades que se aproximam no final do ano. 

Ao leme deste encontro, Diogo Rocha apresenta bochecha de bacalhau, samos, grão de bico e coentros, a harmonizar com o vinho Quinta de Lemos Touriga Nacional 2016. Por outro lado, João Guedes Oliveira, do restaurante Flora (Food & Wine), traz consigo um arroz de forno com miúdos e enchidos para acompanhar o Quinta de Lemos Touriga Nacional 2013. No pairing do 

Quinta de Lemos Touriga Nacional 2014, Henrique Sampaio Ferreira, do restaurante A Tertúlia, prepara milhos cremosos de rabo de boi, enchidos e hortelã. Do restaurante 100 Papas na Língua, o chef Hugo Marques apresenta escabeche de vaca, emulsão de curcuma, areia fumada, crocante e pimentão, com hormonização do Quinta de Lemos Touriga Nacional 2012. A Luís Almeida, do Memórias, cabe o prato para acompanhar o vinho Quinta de Lemos Gégé Rosé, de brioche tostado, lavagante azul e figos de Santar. Por fim, Marco Marques, do restaurante O Monte, dá a provar éclair de pato, chantili de foie-gras e trufa, compota de cebola roxa, Vinho do Porto e framboesas, com pairing Quinta de Lemos Touriga Nacional 2015. 

“Na Quinta de Lemos e no Mesa de Lemos trabalhamos com orgulho nas nossas raízes, procurando enaltecer a região do Dão e o nosso país. Por isso, fazia todo o sentido reunirmos, mais uma vez, este grupo de grandes chefs para estarem ao nosso lado e apresentarem as suas propostas para cada um dos nossos vinhos selecionados”, comenta o chef Diogo Rocha, acrescentando: “Este é um ‘festival’ de sabores do Dão, que reúne vinhos, produtos e profissionais, que todos os dias se empenham para dar a conhecer e honrar as nossas tradições ao mesmo tempo que agregam técnica, criatividade e valor à gastronomia da região”. 

A decorrer na Adega da Quinta de Lemos, a 15 de setembro, além dos vinhos apresentados à mesa durante o evento, a Quinta de Lemos adiciona outras referências como Dona Santana 2007, Lucita Magnum ou Dona Santana branco aos vários packs de Natal, que vão estar disponíveis a preços especiais. 

Produzidos pelo enólogo Hugo Chaves, em exclusivo com castas autóctones do Dão – Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz -, os vinhos Quinta de Lemos exprimem este terroir marcado pelo granito e solos arenosos, protegidos pelas Serras da Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave, que dá origem a vinhos únicos. Através de um sistema agrícola de proteção integrada, a Quinta de Lemos reduz ao mínimo as intervenções de produtos fitossanitários, com respeito pelo meio ambiente, com a particularidade das vinhas não serem irrigadas, sujeitas apenas à imprevisibilidade do clima, o que sublima o carácter anual de cada vinho. Com métodos de produção que garantem a estes vinhos propriedades únicas, a Quinta de Lemos pauta-se por um sistema de produção que apenas aproveita 20% das uvas retiradas das vinhas, o que permite que cada garrafa guarde um vinho com padrões de fina qualidade. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: