A Rede Europeia da PAC anunciou a criação de três novos Focus Groups para abordar três temas distintos: “Aumentar a biodiversidade em terras agrícolas por meio de recursos de paisagem de alta diversidade”; “Agricultura social e inovações”; e “Recuperação de terras agrícolas abandonadas”. Cada grupo focal irá explorar soluções práticas e inovadoras para os problemas ou oportunidades nas respetivas áreas.
O Focus Group “Recuperação de terras agrícolas abandonadas”, tem a coordenação de Teresa Pinto Correia, professora na Universidade de Évora, e participação de Cecília Delgado, investigadora do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa, e Carlos Manuel Fonseca, Professor da Universidade de Aveiro. O Focus Group “Agricultura Social e Inovações”, por sua vez, conta com a participação de Olga Brito, produtora em Portugal.
Estas são iniciativas desenvolvidas no âmbito da PEI-AGRI – Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e a Sustentabilidade Agrícolas e reúnem-se duas vezes por ano, de onde são produzidas recomendações e relatórios.
Os Focus Group tem como objetivos fazer o ponto da situação da investigação neste domínio, sintetizando possíveis soluções para os problemas elencados; identificar as necessidades da prática e possíveis direções para investigaçoes futuras; dar prioridade a ações inovadoras, sugerindo potenciais Grupos Operacionais ou outros projetos para testar soluções e oportunidades, incluindo formas de disseminar o conhecimento prático produzido.
Entre 2013 e 2021 foram criados 46 Focus Groups. Fique a conhecer os resultados produzidos pelos Focus Groups EIP-AGRI nesta visão geral (atualização de outubro de 2022).
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.