Refletir sobre a gestão dos baldios

A VII Conferência Nacional dos Baldios, uma organização da BALADI – Federação Nacional dos Baldios, decorre a 23 de julho em Vila Real.

A sétima edição da Conferência Nacional dos Baldios realiza-se este ano a 23 de julho, na Aula Magna da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em Vila Real. O evento é promovido pela BALADI – Federação Nacional dos Baldios, que representa 30 associados, num total de 105 mil hectares em sete distritos.

Em debate no evento estarão temas como “Novos Modelos de Gestão: Agrupamentos de Baldios”, “Os Baldios e o Regime Florestal: Uma Questão a Resolver”, e “Energias e Serviços Ambientais Comunitários: Novas Oportunidades” e a inscrição pode ser realizada aqui. [colocar hiperligação https://www.baladi.pt/baladi/vii-conferencia-nacional-dos-baldios/

Os dez Agrupamentos de Baldios dinamizados pela BALADI submeteram este ano candidaturas no valor de 5 milhões de euros ao programa COMPETE2020 para revitalização dos espaços florestais. As intervenções propostas pretendem recuperar mais de 1 500 hectares de regeneração natural; mais de 100 hectares de novas arborizações; cerca de 200 hectares com gestão de matos para pastagem; controlo de invasoras; e beneficiação de mais de 280 quilómetros de rede de infraestruturas florestais.

O Baldio é um tipo de propriedade comunitária, possuída e gerida por comunidades locais de acordo com os usos e costumes. Os seus titulares são designados por compartes: todos os cidadãos com residência na área onde se situam os imóveis.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: