regadio

Regantes criticam atrasos na execução do Programa Nacional de Regadios

Já foram aprovadas obras no valor de 392 milhões de euros para irrigar mais de 67.000 hectares mas verificam-se atrasos de mais de dois anos na sua execução de alguns projectos.

Muitos dos projectos aprovados no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), que prevê a criação e modernização de 90 mil hectares de novos blocos de rega até 2024, “ainda não avançaram para a fase de obra”, denunciou nesta quinta-feira a Federação Nacional de Regadio (Fenareg). Esta organização diz ainda que “falta lançar a concurso” perto de um quarto do investimento público total anunciado pelo Governo, que é de 560 milhões de euros para financiamento do PNRegadios.

A “falta de informação, pública e acessível” sobre o nível de execução do PNRegadios é criticada pela Fenareg, que diz já ter solicitado uma audiência à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, para o esclarecimento da situação.

A organização representativa dos regantes pretende saber para quando está previsto o lançamento a concurso dos 127 milhões de euros do empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI) para projectos que ainda não foram adjudicados. E quais as razões que justificam o atraso no reembolso das verbas já adjudicadas, na ordem dos 153 milhões de euros, e que deveriam ter sido canalizadas através do empréstimo […]

 


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: