A Associação de Regantes de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) questionou a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, sobre o ponto de situação do projeto de ligação da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, ao Alqueva, para que os agricultores possam “planear o futuro”.
Na missiva, enviada no início do ano e à qual o “CA” teve acesso, a ARBCAS observa que o atual volume de água armazenado no Monte da Rocha “inviabiliza qualquer fornecimento para a atividade agrícola”.
Além do mais, acrescenta, a situação coloca também “em perigo a qualidade do abastecimento público” a partir desta albufeira, que serve os concelhos de Castro Verde, Ourique, Almodôvar e parte de Mértola e Odemira.
Os regantes criticam ainda o facto de não se vislumbrarem “avanços no processo de de ligação de Alqueva à albufeira do Monte da Rocha”, o que lhes causa “inquietude”.
Tudo isto leva a ARBCAS a questionar a ministra da Agricultura sobre o “cronograma de execução desta importante obra”, para que regantes e associação possam “ter uma noção” de como poderão “planear […]