Reguengos de Monsaraz eleita Cidade Europeia do Vinho 2015

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  25-11-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Reguengos de Monsaraz eleita Cidade Europeia do Vinho 2015

A candidatura do município de Reguengos de Monsaraz foi a grande vencedora do Programa da RECEVIN “Cidade Europeia do Vinho 2015”, onde concorreram, igualmente, as candidaturas do município de Cantanhede, para a região da Bairrada, e a dos municípios de Melgaço e de Monção, com a região dos Vinhos Verdes Alvarinho.

Reunidos em Jerez de la Frontera, Cidade Europeia do Vinho de 2014 (Espanha) no dia 24 de novembro, o Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) analisou as 3 candidaturas apresentadas, cuja deliberação do júri aconteceu só à segunda volta, após o empate de duas candidaturas na primeira volta.

Cada candidatura apresentou um leque muito forte de parceiros regionais, parcerias inclusive com outros municípios e entidades de turismo (o município de Reguengos de Monsaraz teve a parceria dos municípios de Évora e de Elvas, o município de Cantanhede teve a parceria dos municípios de Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro), o que demonstrou o grande empenho de todas as cidades neste projecto, mas também a sua qualidade.

Os critérios de avaliação tidos em conta para esta eleição foram, para além da condição de associado da RECEVIN, o facto de ser apresentado um conjunto de actividades em que os critérios qualitativos e quantitativos, bem como o número de parceiros envolvidos e a sua distribuição ao longo do ano, espelhassem um projeto catalisador para o desenvolvimento da cidade a médio e longo prazo, e que o mesmo seja uma oportunidade para o crescimento de parcerias duradouras.

A candidatura de Reguengos de Monsaraz apresentou como pontos mais relevantes a realização de eventos como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, Mercado Esporão Slow Food Alentejo, estágio para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região, presença na loja da ANA – Aeroportos de Portugal e ações de promoção nos aeroportos nacionais, participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a instalação do espaço “Vinho com Arte” no Palácio Rojão, para exposição, promoção, venda e provas de vinhos do concelho.

 No âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015 vão, também ser organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, colheita noturna de uvas para a criação de um vinho comemorativo, provas temáticas de vinhos e jantares enogastronómicos, entre outras. Na área da promoção internacional, Reguengos de Monsaraz pretende estar presente na ExpoVinis Brasil, ForumVini Munique, London Wine Fair, Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas (Bélgica), Assembleia Geral da Retecork (Itália) e no Parlamento Europeu. O Município vai ainda colocar nova sinalização turística para os enoturismos e produtores de vinho do seu concelho.


Apontadores relacionados:

Sítios

  • Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV)

  • Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho

  • Câmara Municipal Reguengos de Monsaraz


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: