O Governo britânico anunciou hoje uma alteração às regras de imigração para permitir o recrutamento de trabalhadores estrangeiros no período antes do Natal.
Numa declaração escrita ao parlamento, o secretário de Estado da Imigração, Tom Pursglove, disse que o programa de vistos para trabalhadores sazonais vai ser alargado ao setor da avicultura, para atrair talhantes e operários em fábricas de processamento alimentar.
“A rota do visto de trabalhador sazonal está a ser alargada para incluir papéis no setor avícola, para apoiar uma genuína necessidade de mão-de-obra sazonal no período que antecede o Natal, não evidente noutros setores”, disse o representante.
Os empregadores que contratarem trabalhadores estrangeiros terão de pagar pelo menos 10,10 libras por hora (11,62 euros, no câmbio atual) e oferecer 30 horas por semana.
“Estes requisitos estão em vigor para desencorajar as más condições frequentemente observadas no setor”, explicou Tom Pursglove.
No ano passado, o Governo britânico também foi obrigado a abrir uma via para o recrutamento de motoristas de veículos pesados devido à falta de profissionais neste setor.
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) implica que os trabalhadores europeus estejam agora sujeitos ao mesmo sistema de imigração por pontos que limita o tipo de profissões que podem recorrer a imigrantes, normalmente mais qualificadas e com remunerações mais elevadas.