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Relatório Rabobank | Milho, campanha 2022/2023 – Preços elevados esmagados pelo aumento do custo de produção

A ANPROMIS teve recentemente acesso ao relatório “Outlook 2022: hell in the handbasket”, da Consultora Rabobank.

Da leitura deste documento retêm-se, entre outros aspetos, que a campanha de 2022/2023 para os produtores de milho vai ser desafiante. Ao mesmo tempo que os preços se vão manter elevados, a margem dos empresários agrícolas será menor porque também os custos de produção terão aumentos significativos.

Contudo, o cenário para os próximos dois anos parece ser positivo. É expectável que os stocks dos exportadores globais permaneçam, na melhor das hipóteses, um terço abaixo dos níveis históricos, criando uma base robusta para o preço do milho.

A elasticidade das importações e exportações devido a restrições de produção na China, ao aumento de procura nos Estados Unidos da América e limitações na capacidade produtiva do Brasil, entre outros fatores, serão as principais causas para suportar os preços estimados para o milho em 2023.

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