No distrito de Aveiro, foram plantadas mais de 66 mil árvores em 240 hectares de terrenos
A REN – Redes Energéticas Nacionais – já plantou quase 70 mil árvores no distrito de Aveiro em terrenos onde passam as linhas de muito alta tensão. A plantação de espécies como o sobreiro ou o medronheiro faz parte da política de reflorestação e de prevenção de incêndios da empresa. Todos os anos, a REN chega a acordo com milhares de proprietários para limpar os terrenos e plantar espécies autóctones.
Nas zonas onde passam linhas de muito alta tensão, da REN, a plantação de sobreiros, mas acima de tudo de medronheiros, está a substituir pinheiros e eucaliptos.
Em Albergaria-a-Velha, 57 hectares de terrenos já foram reflorestados. Em todo o distrito de Aveiro, mais de 66 mil árvores plantadas, em 240 hectares. A maior parte eram terrenos de mato, sem qualquer cultivo.
Para limpar e reflorestar, a REN teve de contactar mais de 340 proprietários do concelho de Albergaria-a-Velha.
A nível nacional, esse contacto envolve cerca de 30 mil proprietários todos os anos.
A reflorestação ajuda a ordenar e a aumentar a biodiversidade destes territórios. Mas, antes de plantar, faz parte das obrigações legais da REN limpar os terrenos por onde passam linhas de transporte de energia de muito alta tensão.
Estas áreas já arderam mais do que uma vez nos últimos anos. A limpeza vai contribuir para reduzir o risco de incêndio.
Em todo o país, nos últimos cinco anos, foram limpos mais de 38 mil hectares, em zonas onde estão instaladas linhas da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade e de Transporte de Gás.
Até final deste ano, estarão plantados medronheiros em mais de mil hectares de terrenos em todo o país.