Responsabilidade social em debate no III Encontro promovido pela Misericórdia de Albufeira

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) reuniu cerca de 300 participantes — entre empresários, representantes de instituições sociais e entidades públicas — no III Encontro de Responsabilidade Social, que decorreu na passada quinta-feira, 16 de outubro, no Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira.

Sob o mote “Garantir o futuro”, o evento destacou a importância da sustentabilidade e da humanização das organizações, refletindo sobre os desafios das novas gerações no mercado de trabalho.

Na sessão de abertura, Patrícia Seromenho, provedora da SCMA, afirmou que “este é um tema atual, com a capacidade de se renovar, de fazer com que as instituições e as empresas percorram o caminho da sustentabilidade, que tenham recursos humanos mais felizes, que possam implementar práticas que permitam reter talentos, introduzindo a tecnologia, sem perder algo essencial: a humanização do trabalho que desenvolvemos”.

Já José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, destacou o “grande progresso” alcançado na área da responsabilidade social, sublinhando que “o setor social, nomeadamente a partir da SCMA, tem alinhado progressivamente a sua atuação conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Também Margarida Flores, diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, reforçou o papel da Segurança Social em proporcionar “variadas respostas para todas as pessoas com necessidade de apoio”.

O programa incluiu duas mesas redondas moderadas pelo jornalista João Tiago. Na primeira, intitulada “Que tipo de empresas precisamos para o futuro?”, intervieram Manuel de Lemos (Confederação Portuguesa para a Economia Social), Fátima Catarina (Região de Turismo do Algarve), Sérgio Lorga (CCSP) e Hugo Barros (Universidade do Algarve). Foram debatidos temas como a integração dos critérios ESG, a inteligência artificial, a sustentabilidade financeira e o impacto das novas tecnologias.

Na segunda mesa, “Contributos para o desenvolvimento sustentável”, participaram Aquiles Marreiros (ALGARVE 2030), Mário Parra da Silva (UN Global Compact Network Portugal), João Pimentel (Instituto Português da Qualidade) e Maria João Simões de Almeida (GRACE). Nesta sessão, a ética foi destacada como pilar essencial da sustentabilidade. “Não há empresas por um lado e social por outro. Ou trabalhamos todos juntos, num todo, ou nada funciona”, frisou Mário Parra da Silva.

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, abordou os benefícios fiscais associados às práticas de responsabilidade social, defendendo que é necessário “descomplicar” a burocracia e sensibilizar as empresas e os cidadãos para um papel mais ativo na sociedade.

Seguiu-se uma mesa dedicada a boas práticas de responsabilidade social, com representantes da Associação da Hotelaria de Portugal, Leroy Merlin, Portimar e SCMA, que defenderam que “as organizações são mais felizes quando praticam a responsabilidade social e o resultado é extraordinário quando as empresas se unem ao bem”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Paulo Duarte de Sousa, encerrou os painéis com uma reflexão sobre “O futuro da economia social”, destacando a importância da inovação social, digitalização e diversificação do financiamento.

Na sessão de encerramento, Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, afirmou que “este tipo de encontros dão-nos espaço para falar sobre aspetos que nos interessam muito e que nos podem ajudar a cumprir melhor a nossa missão”.

Patrícia Seromenho encerrou o encontro elogiando as ideias partilhadas e reforçando que “temos de trabalhar para os que cuidam”, assegurando que “daqui a três ou quatro anos — se não antes —, teremos um novo Encontro de Responsabilidade Social”.

A terceira edição contou com o apoio da União das Misericórdias Portuguesas e o patrocínio do Município de Albufeira, Crédito Agrícola, ONE Realty Group, Fidelidade, MEO Empresas, Trivalor, entre outros. Todos os painéis serão publicados na íntegra no canal de YouTube da SCMA, permitindo que as ideias e boas práticas possam inspirar mais instituições e empresas.

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