Restaurante da Fundação Manuel Viegas Guerreiro em Querença abre concurso para nova gestão

Share this…

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) está a aceitar propostas para o arrendamento do restaurante Tasquinha do Lagar, em Querença, concelho de Loulé. O procedimento concursal encerra dia 12 de dezembro, sexta-feira, com apresentação da proposta vencedora a 17 deste mês.

Instalado num miradouro das colinas do barrocal algarvio, o restaurante funciona como porta de entrada do Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro, concebido pelo engenheiro silvicultor e arquiteto paisagista Fernando Santos Pessoa.

Neste percurso, sublinha a FMVG, “impera a flora mediterrânica da sub-região do barrocal algarvio, entre a serra e o litoral. Integram a ciência e a tecnologia multimédia; o património natural ligado à natureza, à arquitetura hídrica e agrícola”.

O cenário integra ainda uma nascente de água, uma eira recuperada e o anfiteatro Fernando Santos Pessoa, estreado em setembro, durante a homenagem à escritora Lídia Jorge no âmbito do 5.º Festival Literário Internacional de Querença.

A Fundação define como prioridade uma oferta gastronómica articulada com os valores do território. Nesse sentido, afirma: “A Fundação procura propostas que descrevam de que forma se serve, à mesa de refeição, o elogio ao património gastronómico, aliado às plantas aromáticas presentes na cozinha e no jardim e à qualidade dos produtos serranos”.

O procedimento está aberto a diversos perfis de candidatos: “O concurso – aberto a pessoas singulares ou coletivas e a agrupamentos de pessoas singulares ou coletivas, independentemente da atividade exercida – dá ênfase à vocação cultural das propostas, sugerindo exemplos de dinamização do espaço com essa qualidade”. O espaço do restaurante pode ser visitado mediante agendamento prévio.

A FMVG esclarece que as candidaturas devem ser entregues até à próxima sexta-feira em carta fechada nos termos e condições a consultar no site da entidade promotora, em https://www.fundacao-mvg.pt/2025/11/14/concurso-para-a-tasquinha-do-lagar/. Podem ser enviadas com aviso de receção ou entregues na morada da FMVG (Rua da Escola, Caixa Postal 1420 – A, Povo de Querença, 8100-129 Loulé), contendo no exterior a seguinte referência: “Procedimento concursal para o arrendamento da Tasquinha do Lagar / Querença”.

O júri do concurso será constituído por um membro do conselho de administração da Fundação, que preside, por um técnico da instituição e por um especialista do setor da hotelaria e restauração.

As propostas serão abertas no dia 17 de dezembro, pelas 15:00, na sede da Fundação, sendo o vencedor do procedimento anunciado posteriormente.

Mais esclarecimentos podem ser solicitados através do email fundaçã[email protected].

Leia também: Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

Publicidade

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: