Teve lugar no dia 9 de Maio, na Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, em Oeiras, a segunda reunião para a revisão do Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos [PANUSPF]. Nesta reunião, onde se sentam à mesa as diversas entidades oficiais e particulares que constituem o Grupo de Trabalho criado, pretende-se observar os desenvolvimentos das metas previstas na primeira edição do PANUSPF, em 2013, e reformular os objectivos, indicadores e referidas metas, assentes em três eixos estratégicos e em dois eixos transversais pré-definidos:
EE 1: Proteção da Saúde Humana: Proteção dos consumidores, dos utilizadores profissionais, dos utilizadores não profissionais, de terceiros, incluindo grupos vulneráveis.
EE 2: Proteção do Ambiente: Proteção dos recursos hídricos, dos habitats e da biodiversidade;
EE 3: Promoção de Sistemas de Produção Agrícola e Florestal Sustentável;
ET 1: Investigação, Inovação e Transferência Tecnológica;
ET 2: Formação, Sensibilização e Informação.
As preocupações do realinhamento do Plano e suas conclusões serão brevemente anunciadas. O esforço conjunto das entidades envolvidas traz um impulso efectivo à nossa Agricultura.
Comunicar os bons resultados que obtemos nas análises de amostras de produtos agrícolas na EU e, particularmente, em Portugal, é fundamental para que a opinião púbica olhe os Produtos Fitofarmacêuticos como um aliado imprescindível e não como um inimigo. 98,3% dos produtos alimentares produzidos na UE e EEE estão dentro dos limites permitidos. [Fonte: EFSA]
A Groquifar, representando a Distribuição de Agroquímicos, os seus Responsáveis Técnicos e Operadores de Venda, únicas figuras autorizadas a vender Produtos Fitofarmacêuticos, está empenhada na manutenção e melhoria destes resultados, sendo voz dos nossos Associados noutros Fóruns e neste Grupo de Trabalho, como peça fundamental para a Agricultura Sustentável.