Chegou a primavera e também a edição Primavera-Verão da Revista “Produtores de Leite”! Nesta edição podem encontrar as atividades da APROLEP, artigos de opinião do Secretário da Estado da Agricultura, Rui Martinho, do Secretário Regional da Agricultura dos Açores, António Ventura, da Eurodeputada Isabel Carvalhais e do médico veterinário Nuno Gaspar, sobre os equívocos das vacas e alterações climáticas. Podem encontrar conselhos úteis sobre a cuidados e nutrição das plantas e dos animais. A “gente do leite” em destaque é a SAG Fonseca e Pereira, Lda”. E ainda duas receitas… com bom leite português, claro!
EDITORIAL – JUNTOS PODEMOS ENCONTRAR SOLUÇÕES
Os produtores de leite não pararam de cultivar os campos e cuidar dos animais. A APROLEP também não parou, apesar da pandemia que nos impede de estarmos juntos fisicamente. Trabalhamos todos os dias para defender os produtores e valorizar o leite. Divulgámos informação aos produtores, alertámos a sociedade e o poder político para os problemas do setor e apresentámos propostas e soluções.
Aproveitando as novas tecnologias para teleconferência, que utilizámos para reunir a Direção e o Conselho Nacional da APROLEP desde que existimos, em novembro de 2020 organizámos o Coloquio Nacional do Leite sobre energias renováveis e já em 2021 organizámos novas sessões sobre “a cultura do milho, agricultura de precisão e biodiversidade” e “Como valorizar o leite na próxima PAC”, onde contámos com um excelente painel para abordar as questões regionais, nacionais e comunitárias.
Temos uma grande distância entre os Açores e continente, temos diferentes políticas e apoios, mas também temos em comum um preço baixo que penaliza todos os produtores de leite de Portugal.
A APROLEP considera que os produtores de leite, as associações, as cooperativas, as indústrias e os governantes tem de trabalhar em conjunto para aumentar o preço do leite ao produtor. Juntos, podemos encontrar soluções de políticas e de mercado que sejam positivas para todos. Temos de passar da competição negativa para uma cooperação positiva. Sugerimos substituir milhões de euros de queijo importado por queijo nacional e apoiamos a proposta do European Milk board para um mecanismo de alerta precoce de crises de mercado e um programa europeu de redução voluntária da produção em caso de excedentes.
Como dissemos na manifestação do Porto, para além do preço baixo do leite estamos muito preocupados com vários estudos que apontam uma enorme redução das ajudas anuais à produção de leite, um setor competitivo, criador de emprego e exportador. Esperamos que seja possível encontrar uma estratégia ganhadora para a produção de leite em Portugal.
Fizemos muito, com muito pouco. Não fizemos tudo o que era preciso, mas fizemos o que foi possível. Contem connosco para continuar a incomodar, a desafiar e a dar o nosso contributo para um futuro melhor da produção, dos produtores e de todo o setor do leite em Portugal.
Jorge Oliveira, Presidente da APROLEP