Os artigos da Silva Lusitana, única revista científica portuguesa dedicada às Ciências Florestais, estão agora disponíveis em acesso online aberto. O novo formato foi “inaugurado” com o volume 28 da Silva Lusitana (primeiro número de 2020), disponível desde setembro.
Criada em 1993, a revista Silva Lusitana é editada pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com o objetivo de divulgar os resultados de trabalhos nacionais e internacionais de investigação e experimentação originais em Ciências Florestais e afins (silvicultura e produtos florestais). A publicação semestral beneficia de reconhecimento nacional e além-fronteiras, está indexada a bases de dados internacionais (como o SciELO, CAB International, National Agricultural Library – USDA) e tem parcerias com diversas publicações científicas de universidades e centros de investigação.
A revista conta com uma comissão editorial e uma comissão científica constituídas por investigadores de mérito de várias instituições nacionais: para além do INIAV, o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESA/IPCB), a Universidade de Évora, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, entre outras. Conta também com o apoio de consultores internacionais de instituições relevantes em países, como por exemplo, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Áustria, Noruega, Brasil e Estados Unidos da América.
O acesso online aberto marca uma nova fase no percurso histórico da revista, com o objetivo de aumentar a projeção da Silva Lusitana a nível nacional e internacional. Para tal, o INIAV celebrou um acordo com a editora científica EDP Sciences, que passa a disponibilizar online os artigos da revista.
Além da revista principal, a Silva Lusitana tem vindo a promover Cadernos Técnicos sobre temas de interesse para os atores económicos da Fileira Florestal (silvicultura e produtos florestais). Estas publicações vêm assim reforçar a divulgação do conhecimento existente a um público alargado, promovendo a divulgação e transferência do conhecimento produzido ao setor produtivo e industrial da Fileira Florestal.
Consulte aqui a Revista Silva Lusitana em acesso aberto. Neste primeiro volume disponível na plataforma é possível consultar artigos sobre o aproveitamento da madeira da espécie Eucalyptus triantha para aplicações estruturais; sobre a propagação de novos porta-enxertos de castanheiro mais resistentes à doença da tinta do castanheiro; e a Carta Interpretativa do solo do mioceno da Charneca do Ribatejo, entre outros.
Os volumes anteriores da Silva Lusitana (entre 2015 e 2019) estão também disponíveis, em formato PDF, diretamente no website do INIAV.
Os Cadernos Técnicos da Silva Lusitana, sobre Valor Económico da caça em Portugal, o Medronheiro, Plantas Aromáticas, Salsicharia Tradicional Portuguesa e uma análise dos desafios do Portugal Rural nos anos 2000 podem ser consultados aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Florestas.pt.