A Rewilding Portugal, organização de conservação de natureza sediada na Guarda e a trabalhar no Grande Vale do Côa, está a organizar o seu segundo programa de guias de natureza. Depois de uma primeira edição que serviu de introdução ao turismo baseado na natureza no ano passado, surge agora uma nova edição mais focada especificamente no turismo de lobo, de observação desta espécie e de todas as suas especificidades e características, com o objetivo de construir um conceito de turismo responsável relacionado com esta espécie emblemática e em perigo de extinção, dentro de um enquadramento de Rewilding. Esta atividade faz parte do projeto LIFE WolFlux, financiado pela Comissão Europeia e pelo Endangered Landscapes Programme.
O programa abrange várias temáticas, nomeadamente: tracking de lobo ibérico; desenvolvimento de uma nova área de turismo baseada em experiências guiadas; biologia do lobo ibérico; abordagem de Rewilding etc. Todas as formações irão asseguradas por especialistas da área.
Todos se podem inscrever, mas existem critérios preferenciais procurados, nomeadamente já ter experiência em turismo de natureza, ter bons conhecimentos de inglês e/ou espanhol, ter interesse em rewilding e ser residente em Portugal e preferencialmente no Grande Vale do Côa.
O treino será de 4 a 7 de abril na Sanabria (Espanha) e em Pinhel (Portugal), dois dias em cada localização e é totalmente gratuito, incluindo a formação, alojamento e refeições. Apenas não inclui o transporte para o local de treino inicial e final, em Pinhel.
Os interessados devem enviar carta de motivação (1500 caracteres) e CV em inglês, através deste formulário:
→ Formulário ←
até ao dia 20 de fevereiro e os selecionados serão anunciados no dia 25 de fevereiro.