Rotas do Douro desafiadas a agregarem-se para conquistar mercados internacionais

 

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 –  26-03-2013

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Rotas do Douro desafiadas a agregarem-se para conquistar mercados internacionais

A chefe de Projecto de Missão do Douro, Celina Ramos, desafiou os agentes das rotas tur�sticas da regi�o a promoverem em conjunto os produtos que representam para criar valor e ir � procura de mercados internacionais.

Celina Ramos foi uma das intervenientes no Congresso Internacional Rotas Tur�sticas — "Valoriza��o e Posicionamento", em Mirandela, no distrito de Bragan�a, que juntou as Rotas do Azeite de Tr�s-os-Montes, anfitri�, do Vinho do Porto e das Vinhas de Cister.

Os recursos estáo identificados, segundo observou, mas falta "agregar os v�rios atores públicos, privados, as associa��es, universidades, no sentido de uma promo��o conjunta, de ganhar massa cr�tica, visando a internacionaliza��o e desta forma trabalhar a procura".

"� na agrega��o do conjunto dos nossos produtos que n�s, de facto, podemos ser diferentes e porque todos eles t�m qualidade, podem afirmar-se em conjunto", considerou.

Da mesma maneira que se conta a hist�ria do vinho do Porto a milhares de visitantes que entram em Gaia, muitos deles com destino ao Douro, "� contar-lhe Também a hist�ria do azeite, dos enchidos, da castanha, da am�ndoa, do�aria", considerou.

Celina Ramos constatou que "a oferta está trabalhada, com "uma grande aposta nas infraestruturas, nos equipamentos, na recupera��o dos centros hist�ricos, das aldeias, material publicit�rio, agora � preciso trabalhar o lado da procura".

"Tenho de trabalhar, fazer promo��o, e ir buscar a internacionaliza��o, outros mercados, de forma a podermos de facto criar valor a partir dos nossos recursos, do territ�rio", acrescentou.

Este � o caminho defendido Também pelo anfitri�o, Jorge Morais, presidente da Rota do Azeite de Tr�s-os-Montes, que apontou o congresso de hoje como espaço de reflex�o e de partilha, em que deram Também testemunho rotas tur�sticas de outras zonas de Portugal e de Espanha.

O congresso faz parte de um di�logo que as tr�s rotas tur�sticas do norte de Portugal v�m desenvolvendo h� dois anos.

A ambi��o de "venderem" juntos a regi�o do Douro comum a todos poder� materializar-se no projecto de internacionaliza��o da Rota do Azeite de Tr�s-os-Montes, que se prepara para ir � conquista dos mercados emergentes do Brasil, Mo�ambique e Também Macau.

Fonte:  Lusa


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