A Rússia está a ser acusada pela Ucrânia e por autoridades internacionais de estar a roubar cereais ucranianos e de bloquear os portos do país alvo de invasão.
Autoridades internacionais e a Ucrânia estão a acusar a Rússia de roubar milhões de toneladas de cereais ucranianos que se encontravam bloqueados, de forma a vender o produto para seu próprio lucro. “Há relatos fiáveis de que a Rússia está a roubar as exportações de grãos da Ucrânia para vender para seu próprio lucro”, disse o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, numa conferência do Departamento de Estado sobre insegurança alimentar decorrente da invasão russa da Ucrânia.
Segundo Blinken, esta manobra é uma forma do Presidente russo, Vladimir Putin, fazer “chantagem” para suspender as sanções internacionais contra a invasão, acusando também Moscovo de acumular as suas próprias exportações de alimentos, depois de impor um “bloqueio naval no Mar Negro que impede o transporte de colheitas ucranianas” ao redor do mundo.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, corroborou estas acusações, culpando o Kremlin pela iminente crise global alimentar, relatando que viu com os seus próprios olhos milhões de toneladas de grãos presos em contentores e navios no porto ucraniano de Odessa. “Estas ações estão a elevar os preços dos alimentos, empurrando as pessoas para a pobreza e desestabilizando regiões inteiras”, declarou o presidente do Conselho Europeu, dirigindo-se para o embaixador russo, Vassily Nebenzia. “A Rússia é a única responsável por esta situação, apesar da sua campanha de mentiras e desinformação. Só a Rússia”, […]