Acordo assinado na Turquia expira em novembro.
O acordo para a exportação de cereais entre a Ucrânia e a Rússia foi assinado em julho, em Istambul, e neste momento está a menos de um mês de expirar. Tinha validade de 120 dias, ou seja termina a 19 de novembro.
A Rússia já veio dizer que a renegociação deste acordo não é automática. O embaixador russo na ONU disse que o país não está contente com sua a implementação, principalmente com o facto de estes cereais terem como destino a Europa.
Ao abrigo deste acordo que foi assinado entre os dois países todos os barcos que saíam da Ucrânia ou regressavam teriam de ser inspecionados por uma equipa multinacional, incluindo elementos russos.
A Ucrânia tem vindo a acusar a Rússia de estar a utilizar táticas para atrasar este processo. Neste momento, estarão cerca de 150 navios à entrada do estreito de Bósforo para passar para o Mar Negro e continuar para o porto de Odessa para serem carregados de cereais.
José Pedro Tavares, correspondente da SIC na Turquia, explica que o acordo dos cereais corre o risco de não ser renegociado entre os dois países.