Sabor do ano premeia 17 produtos no setor de frutas e legumes

  • Selo de qualidade líder no setor alimentar premeia um total de 145 produtos.
  • Através de mais de 12 mil provas cegas, consumidores portugueses distinguem produtos como SABOR DO ANO 2023, pelo sabor, textura, odor, aspeto e satisfação global.

Já são conhecidos os produtos premiados como SABOR DO ANO 2023! 145 produtos de 40 marcas foram distinguidos através de mais de 12 000 provas cegas, realizadas pelos consumidores portugueses, num laboratório de análise sensorial acreditado. Deste total, 17 dos produtos reconhecidos são do setor Frutas e Legumes, e este é também o setor que apresenta maior crescimento nas marcas de fabricantes.

Seguindo um restrito protocolo e a garantia da imparcialidade da prova, foram avaliados cinco critérios: Sabor, Aspeto, Odor, Textura e Satisfação Global.

Amorango da Frutas Classe; Banana Del Monte; Uvas de mesa Dona Uva; Abacaxi, Abacate, Manga e Papaia da Sweet Fruits; Mamão Frutana e Mangarara Amadurecida da Henrique Fiel Lourenço, Lda; Tomate Monterosa da Semillas Fitó; Ananás e Manga Soft FRUBIS semi desidratados; Amêndoa Natural, Amêndoa Mel e Sal Marinho, Amêndoa Alecrim e Sal da Vera Almond; Batata Princesa Amandine e Batata Cozida a Vapor Princesa Amandine são os produtos vencedores Sabor do Ano 2023 do setor.

“Ostentar o prémio SABOR DO ANO é um ativo de marketing fortíssimo. Falamos de uma avaliação da qualidade gustativa do produto: não é um concurso nem uma eleição. É um prémio baseado no reconhecimento realizado pelo júri mais exigente: o consumidor. Parabéns a todas as marcas que conseguiram obter esta distinção”, afirma Jordi Bové Solana Diretor Geral Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal.

No que se refere a marcas de distribuição, o ALDI destaca-se como a insígnia com mais produtos premiados (35) e o Lidl como a empresa que é premiada em mais categorias (29), com 32 produtos das suas marcas próprias.

Outras marcas de distribuição continuam a prevalecer, tais como: Continente, Intermarché e Minipreço, o que demonstra o dinamismo e inovação que têm feito na sua marca própria.

A categoria Bio continua a ser uma tendência crescente nas marcas da Distribuição, com o compromisso na qualidade, e sem comprometer o sabor dos produtos, contando com 22 produtos premiados.

Avicasal, Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos, DHC-Pasta do Dia, Queijaria Almerinda, Queijaria Guilherme, Lactipedros, Lopes dos Leitões e Titi são algumas das marcas que voltam a ser premiadas. A estas juntam-se várias outras empresas de pequena, média e grande dimensão como Abegoaria, Biologic, Carnes Avenida, El Pozo, Quintinha d’Aldeia, Lactoserra, Maribérica e Paladares Alentejanos.

De salientar que acordo com um estudo de notoriedade realizado recentemente pela ALSFullsense, o SABOR DO ANO é o selo que mais impacta as decisões do consumidor, quando comparado com mais seis selos de qualidade presentes em Portugal. Foi também considerado por 91% como o selo mais adequado para reconhecer produtos alimentares sendo considerando por 73% como o mais sério e transparente.

O estudo composto por um painel de 704 consumidores, revelou ainda que o prémio SABOR DO ANO é o que mais chama a atenção dos consumidores, para 88% dos inquiridos e que é o selo que mais impacta as suas decisões de compra, para 81% dos avaliadores.

Os vencedores do prémio SABOR DO ANO vão beneficiar automaticamente do uso do selo durante 13 meses, distinguindo os seus produtos da concorrência. “Bio”, “Clássico”, “Kids”, “Made in Portugal”, “Sem Lactose”, “Sustentável”, “Top Inovação” e “Vegan” foram os selos atribuídos nesta edição.

O evento decorreu no passado dia 16 de fevereiro, no Estúdio Time Out Market Lisboa e foi apresentado pela conhecida apresentadora Mónica Jardim. O catering ficou a cargo do Chef Luis Machado.

Fonte: Sabor do Ano


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