Sabores divinais, convívio e aprendizagem no Passeio Micológico em Dornelas do Zêzere 

O passado domingo, dia 12 de janeiro, foi repleto de descoberta, aprendizagem e momentos gastronómicos incríveis, em Dornelas do Zêzere. O Passeio Micológico, foi novamente a porta de entrada para o fascinante mundo dos cogumelos, que tem no concelho de Pampilhosa da Serra expressiva representação e voltou a surpreender e a deliciar cerca de 70 participantes de vários pontos da região.

A jornada micológica começou com uma caminhada de recolha e identificação, possibilitando o contacto íntimo com os recursos naturais e florestais de Dornelas do Zêzere, com particular atenção sobre os cogumelos que apareceram em abundância. No decorrer do percurso, o Engº João Gama, especialista em micologia, partilhou informação sobre as diversas espécies encontradas, assim como sobre práticas de colheita adequadas.

Da terra para o cesto e do cesto para o prato, começava depois uma experiência culinária única. Com o selo de qualidade do chef Filipe Aires, o showcooking e o almoço convívio expandiram o sabor e a versatilidade dos cogumelos, num misto de simplicidade e sofisticação.

Para complementar, os participantes desfrutaram de uma “mostra de sabores e saberes da nossa terra”, na qual o mel, os licores, a aguardente e a filhó espichada acrescentaram um tempero especial ao espírito de confraternização.

O Passeio Micológico apresentou-se uma vez mais como uma oportunidade de conhecer e absorver a diversidade natural do concelho, mas também como um tributo à riqueza gastronómica local. A iniciativa, dinamizada pelo Município de Pampilhosa da Serra, com o apoio da Junta de Freguesia de Dornelas do Zêzere, voltou a ser a combinação perfeita entre aprendizagem, convívio e uma explosão de sabores que celebra a essência da cozinha tradicional e criativa.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: