batatas

Saborosa, adocicada e aromática: descubra a Batata de Trás-os-Montes IGP

De sabor e aroma singulares conferidos pelos solos e clima transmontano, tornou-se um dos mais emblemáticos ingredientes da cozinha portuguesa. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

Originária da América do Sul, foi no final do século 18 que a batata começou a ser produzida em Portugal. Batizada de “castanha da terra”, pelo impacto gerado na alteração dos hábitos alimentares da época, a batata transformou-se num dos principais produtos da gastronomia portuguesa. Desde 2007, a batata produzida em Trás-os-Montes ganhou o estatuto IGP (Indicação Geográfica Protegida).

Graças a esta certificação, o modo de produção não tem sofrido variações significativas ao longo dos tempos, o que tem contribuído para a proteção da biodiversidade, preservação dos habitats e das paisagens, bem como para uma gestão mais eficiente de recursos naturais, em linha com as indicações da Política Agrícola Comum.

Cultivada nas variedades Desiree, Kennebec, Jaerla e Atlantic, a Batata de Trás-os-Montes IGP é plantada num máximo de três anos seguidos na mesma parcela, explica o site que detalha a certificação de […]

Continue a ler este artigo em Expresso.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: