Decorreu no último sábado a cerimónia de entrega dos prémios da segunda edição do Rewilding Photo Contest, no município do Sabugal, que este ano foi parceiro desta iniciativa promovida pela Rewilding Portugal. Depois do sucesso da edição passada, o número de participantes duplicou, chegando agora aos 151 inscritos e surgiu ainda uma nova categoria em prova, “Grande Vale do Côa”, juntando-se às categorias de Fauna, Flora e Fungos e Paisagens Naturais. Outra novidade nesta edição foi o surgimento de prémios monetários que não estavam previstos na primeira edição, sinal de cimentação deste projeto e do seu crescimento.
A cerimónia de entrega propriamente dita decorreu no Auditório Municipal do Sabugal, onde foram anunciados todos os vencedores do concurso e entregues os prémios aos que estiveram presentes. Pedro Prata, líder de equipa da Rewilding Portugal, e Amadeu Neves, vereador do Município do Sabugal, abriram o evento, que contou ainda com uma apresentação do trabalho realizado pela Rewilding Portugal no terreno e especificamente neste concelho. A fechar, foi ainda transmitido o documentário “Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal”, realizado por João Cosme e produzido pela Rewilding Portugal. Relembrando todos os vencedores, foram os seguintes: Fauna (1º lugar – Norberto Esteves, 2º lugar – Daniel Santos, 3º lugar -Brais Palmás); Flora e Fungos (1º lugar – Guilherme Limas, 2º lugar – Pedro Esteves, 3º lugar – Carlos Silva); Paisagens Naturais (1º lugar – Margarida Marreiros, 2º lugar – Pedro Silva, 3º lugar – Francisco Coimbra); Grande Vale do Côa (1º lugar – Jorge Macedo, 2º lugar – Agnes Sobon, 3º lugar – José Amaral).
No final da cerimónia, o grupo teve ainda direito a um almoço-convívio realizado na Casa Villar Mayor, em Vilar Maior, membro da Rede Côa Selvagem, uma rede de negócios baseados na natureza desenvolvida na região pela Rewilding Portugal e que conta cada vez com uma maior oferta e diversidade. A terminar o dia, houve ainda a oportunidade de visitar a área rewilding do Vale Carapito, localizada também no concelho do Sabugal, de forma guiada com a Wildlife Portugal, outro membro da mesma rede de negócios.
Em 2023 a organização confirmou desde já a terceira edição deste festival, que vai regressar novamente com novidades que serão anunciadas em momento oportuno.
Fonte: Rewilding Portugal