Hortofruticultura – Safebrocolo

O projeto SAFEBROCOLO visa o desenvolvimento de modelos de previsão de ocorrência de alternariose e mosca da couve, contribuindo para a melhoria do processo produtivo, conservação da biodiversidade dos sistemas de produção e garantia da qualidade e segurança alimentar.

Através da identificação dos principais fatores de risco, os modelos desenvolvidos permitirão a melhoria do processo de combate. Isto significa uma melhor gestão da utilização dos produtos fitofarmacêuticos no âmbito do uso sustentável dos pesticidas, garantindo a qualidade e segurança alimentar do produto final.

Atualmente, a alternariose é uma doença com elevado impacto na cultura do brócolo podendo causar, em situações extremas, a perda do total da produção. Os custos de instalação de uma exploração de brócolos aumentam consideravelmente quando existem ataques precoces de mosca da couve.

O projeto SAFEBROCOLO pretende reduzir estes prejuízos e assegurar um processo produtivo que contribua para a conservação da biodiversidade dos sistemas de produção, garantindo a qualidade e segurança alimentar do produto.

Projeto a decorrer que resulta  entre as seguintes entidades: Cadova, COTHN, ESAS, ISA, INIAV, Univ. Évora, FCT/UNL e FNOP.

 


Publicado

em

,

por

Etiquetas: