Produtores portugueses de abóbora vão celebrar o Halloween (Dia das Bruxas), na próxima segunda-feira, no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, numa iniciativa que valoriza o consumo deste produto nacional e alerta para o desperdício alimentar.
A Love Butternut, associação de produtores de abóbora, afirma, em comunicado, que desafiou 3.300 alunos de 59 escolas do Ribatejo e Oeste a decorarem uma abóbora manteiga e cozinharem-na, depois, em casa, sendo que as abóboras mais bem decoradas por alunos do concelho de Santarém vão ser mostradas na segunda-feira no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém.
A campanha, que visa “valorizar a abóbora nacional, impulsionar o consumo deste vegetal e combater o desperdício alimentar”, passa também pela colocação, até 01 de novembro, de 115.000 abóboras ‘butternut’, produzidas em território nacional por 13 produtores, nos principais hipermercados e supermercados do país, “ostentando uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no concurso ‘A Abóbora Mais Terrorífica’”.
A Love Butternut une produtores de abóbora portugueses e espanhóis, para “promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha”, sendo Portugal o terceiro maior produtor de abóbora da Europa (a seguir a Espanha e França), com um volume de produção de 60.000 toneladas e 90% da abóbora ‘butternut’ destinada à exportação.