Santarém quer liderar aposta económica nos insectos e já pensa em cluster

Agenda Mobilizadora prevê investimentos de 23 milhões. Câmara apoia e quer canalizar mais 40 hectares para indústria inovadora ligada aos insectos.

A Câmara de Santarém quer reforçar a dinamização da Zona Industrial de Pernes (norte do concelho) através da aposta em projectos inovadores baseados no desenvolvimento da fileira industrial ligada aos insectos. Já esta semana foi apresentada, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) de Santarém, a designada “Agenda Mobilizadora InsectERA – #Construir o Futuro”, através da qual a autarquia e investidores vocacionados para esta área pretendem criar condições para investimentos na casa dos 23 milhões de euros, capazes de gerar mais de 150 postos de trabalho até 2025.

O presidente da Câmara de Santarém, o social-democrata Ricardo Gonçalves, revelou que a autarquia está a “desenvolver esforços” para adquirir 30 a 40 hectares de terrenos junto à actual Zona de Desenvolvimento Económico (ZDE) de Pernes, com o objectivo de multiplicar os actuais dez hectares disponíveis para projectos na área da indústria baseada no aproveitamento do potencial económico dos insectos. O projecto da EntoGreen é o mais avançado e possui já uma unidade de investigação e desenvolvimento inaugurada, em Maio, na ZDE de Pernes. No médio prazo, este projecto deverá gerar investimentos da ordem dos 13,7 milhões de euros e criar 60 postos de trabalho, numa unidade vocacionada para a produção de rações animais e de fertilizantes a partir da criação da chamada “mosca soldado-negro”.

A Agenda Mobilizadora InsectERA é liderada pela Entogreen e tem cerca de 40 empresas parceiras. Prevê a instalação na ZDE de Pernes de […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: