São Brás de Alportel tem solução de eficiência energética inovadora e pioneira em Portugal

Estratégia de Eficiência Energética do Município de São Brás de Alportel avança com nova iluminação do Campo de Futebol Municipal Sintético numa aposta inovadora no país

No âmbito da estratégia de eficiência energética, o Município de Sao Brás de Alportel apostou numa solução inovadora, substituindo a iluminação do Campo de Futebol Municipal Sintético com soluções  LED de nova geração, num sistema inteligente e sustentável que permite ampliar a qualidade e adaptar o consumo, até de forma remota, às necessidades de cada situação.

Os trabalhos, já em fase de conclusão, estão a ser realizados pela empresa ROLEAR.ON – Soluções de Engenharia, S.A., num investimento de 79.644,70 euros.

A requalificação consistiu na substituição dos projetores de tecnologia de descarga de 2000W por soluções mais eficientes, otimizando os níveis de iluminação, promovendo e assegurando o cumprimento das normas atuais de eficiência energética. Com esta intervenção, o Município procura reduzir o consumo de energia elétrica, melhorar a qualidade da iluminação e garantir melhores condições para os utilizadores, ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade ambiental e a redução de custos operacionais.

Foram instalados 24 projetores Philips Optivision LED Gen 3.5, concebidos para aplicações em instalações desportivas, alcançando um nível de iluminância aproximado de 500lux, classe I de acordo com a EN12193.

O Campo de Futebol Municipal Sintético de São Brás de Alportel passa também a contar com o sistema de controle inteligente de iluminação “CASAMBI – Smart Lighting Control”, uma solução inovadora e pioneira em Portugal, baseado em tecnologia Bluetooth Low Energy que vai permitir a automatização e a gestão da iluminação de forma mais eficiente e intuitiva, que permite a regulação do fluxo luminoso de forma local ou remota, sendo possível ajustar intensidade e programar diferentes cenários de iluminação.

Esta requalificação vem otimizar os consumos de energia no espaço, melhorar as condições lumínicas existentes e adaptar-se às reais necessidades deste recinto desportivo.

Esta intervenção reflete o empenho da Câmara Municipal na modernização das infraestruturas desportivas do concelho, promovendo a sustentabilidade e proporcionando condições superiores para a prática desportiva e uma gestão energética eficiente.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: