…] O estado atual do recurso apresenta sinais de manutenção da recuperação observada nos últimos anos, refletindo os esforços de gestão sustentável adotados por Portugal e Espanha”, adiantou, em resposta à Lusa, o Ministério da Agricultura e Mar.
A Comissão de Acompanhamento da Pesca da Sardinha esteve reunida na passada sexta-feira e, segundo dados da Direção-geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), hoje enviados à Lusa, as descargas nacionais atingiram, até 15 de outubro, 32.000 toneladas.
Em causa está um valor estimado de 39 milhões de euros, mais cinco milhões de euros em relação ao valor total da campanha de 2024.
Para o corrente ano, o limite de capturas para Portugal foi fixado em 34.406 toneladas.
“A Comissão de Acompanhamento da Pesca da Sardinha sublinha que as decisões sobre o plano de gestão e os limites de captura para o próximo ano serão tomadas com base na melhor informação científica disponível, mantendo o compromisso de garantir a sustentabilidade do recurso, o equilíbrio do ecossistema marinho e a viabilidade socioeconómica do setor”, referiu.
Leia Também: O outono cabe dentro de uma taça? Conheça 10 alimentos da estação