seca transporte

Seca ameaça transporte de mercadorias nos rios europeus. Barcos já mal conseguem passar no Reno e Danúbio

Não chove, ou chove pouco, e o calor bate recordes na Europa. Os grandes rios europeus, que durante séculos ligaram, alimentaram, e refrescaram populações, estão a ficar secos. Navios de transporte de mercadorias já mal conseguem passar no Reno nem no Danúbio.

Não chove, ou chove pouco, e o calor bate recordes na Europa. Os grandes rios europeus, que durante séculos ligaram, alimentaram, e refrescaram populações, estão hoje secos ou demasiado quentes, ameaçando tanto as cadeias logísticas como a produção de energia e a agricultura.

O que agrava a situação do continente numa altura em que a guerra na Ucrânia provocou escassez de matérias-primas e encareceu ainda mais os elos das cadeias de abastecimento, segundo uma reportagem da “Bloomberg” divulgada esta quarta-feira, 10 de agosto.

A agência lembra, citando dados do Eurostat, que os rios europeus transportam o equivalente a uma tonelada de bens por cada europeu a cada ano. Porém, os barcos já mal conseguem passar no Reno nem no Danúbio, dois dos maiores rios europeus.

Em 2018, o Reno, por onde passam carregamentos de carvão que fornecem indústrias da Europa central, já tinha sido vítima de uma grave seca que tinha afetado […]

Continue a ler este artigo em Expresso.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: