Seca deverá desagravar em Novembro.

A  seca está a atingir dimensões preocupantes, após um Inverno seco, as condições neste início de Outubro estão a ser marcadas por pouquíssima água nos solos e rios.

É verdade que durante o Verão ocorreram trovoadas e que até se observaram anomalias positivas da precipitação em alguns locais, mas no nosso clima é essencial que chova muito no Inverno para que as reservas de agua sejam recarregadas e se mantenham durante a estação seca.

Neste momento as condições meteorológicas continuam a favorecer tempo seco e mais quente do que o normal, um cenário que foi correctamente previsto por nós nas previsões trimestrais e mensais.

Esperamos assim que a seca se agrave em Outubro.

No entanto tudo indica que em Novembro se dará uma alteração de padrão.

Esperamos que as perturbações se coloquem mais próximas ao território e que se gere um fluxo mais perturbado de noroeste, que trará chuva e tempo consideravelmente mais fresco.

Este tipo de padrão não costuma ser muito favorável ao Alentejo e Algarve, mas já deverá aliviar um pouco as condições de falta de água no norte e centro. Especialmente nas áreas montanhosas e pontos do litoral.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: