Últimas perspectivas agrícolas da Comissão Europeia revêem em baixa previsão de produção de cereais em 2022/23 face à campanha de 2021. Em contraste, rendimento da cultura do girassol, utilizado em óleos vegetais, deverá atingir um novo recorde nos países da UE.
“Na União Europeia, as condições meteorológicas estão a criar desafios adicionais para a nova campanha”, com os serviços da Comissão Europeia a rever em baixa o rendimento para alguns cereais nas últimas previsões para os mercados agrícolas do bloco económico, publicadas esta quinta-feira. Para a direcção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGAgri) da Comissão, “a continuação do tempo quente e seco em muitas partes da Europa é o maior risco para uma boa colheita”.
“As condições meteorológicas na UE sofreram uma deterioração na Primavera de 2022”, tendo sido observadas “condições de seca em várias partes” da União, explica a DGAgri. “Em certas regiões, a situação foi mitigada, até certo ponto, por precipitação em Junho”, mas a conclusão é que “o défice de chuva acumulado condiciona de forma negativa os rendimentos de colheita […]