O projeto Segue a Tua Natureza, criado em 2021, tem como principal objetivo fomentar a literacia da natureza. Este ano, o grupo vencedor será o protagonista de um documentário filmado na ilha de Santa Maria, a mais antiga ilha dos Açores.
Numa altura em que a informação se propaga à velocidade da luz, não nos permitindo, muitas vezes, parar para a interpretar, nasce a necessidade, nas mais diversas áreas, de criar ferramentas que fomentem a literacia dos jovens, para que nos próximos anos se tornem cidadãos atentos.
Já imaginou um documentário sobre Natureza criado de jovens para jovens? Um menino de 11 anos que, no meio da ilha do Pico – segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores -, fala em vulcões e florestas selvagens? Podemos achar uma idade precoce para receber e reter tanta informação . Porém, segundo a Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais (APTERN), esta é “uma realidade necessária nos dias que correm”.
Em 2021 nasceu o projeto de literacia de Natureza – que faz uso do turismo como ferramenta de aproximação dos nossos jovens aos territórios, bem como de comunicação sistémica sobre a importância identitária da nossa Natureza – Segue a Tua Natureza (STN).
Com o apoio da Direção Geral de Educação (DGE) e da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), trata-se de um projecto composto por uma componente formativa (seis webisódios) e uma componente de concurso (vídeo promocional de 3 minutos), onde os jovens são convidados a dar a conhecer o melhor que a sua área natural de proximidade tem para oferecer, ao mesmo tempo que são impelidos a passar tempo nela!
“No seio da APTERN e no momento em que tomámos posse há dois anos, percebemos que há aqui […]