Sementes tradicionais reuniram agricultores e especialistas no Mercado de Levante em Lagos

Share this…

O Encontro de Sementes Tradicionais realizou-se no passado domingo, dia 16 de novembro, pelas 14:30, no Mercado de Levante em Lagos, reunindo agricultores, técnicos e representantes institucionais para debater e promover práticas ancestrais de recolha, conservação e produção de sementes.

Esta iniciativa contou com a presença do Banco de Germoplasma de Braga, assim como intervenções dos engenheiros Ana Arsénio e João Cassinello, e dos agricultores Luis Cravinho, Florivaldo Carvalho, José Francisco e Michael Himpe, cujos contributos foram considerados “muito valiosos”.

Durante o encontro, foram trocadas sementes entre os participantes e registados pedidos e ofertas, reforçando a importância desta prática para a manutenção da biodiversidade agrícola e o respeito pela natureza e o planeta.

A organização salientou que este foi um evento “de extrema importância para a sociedade e a repetir no futuro”, evidenciando o papel das sementes na preservação das tradições agrícolas e na continuidade das práticas sustentáveis.

A A3PR – Associação para a Proteção e Promoção do Património Rural, promotora do encontro, recordou que “a liberdade das sementes é a base da liberdade alimentar, uma vez que a semente é o primeiro elo na cadeia alimentar”.

Leia também: ‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

Publicidade

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: