aguas subterrâneas

Sensores vão medir em tempo real qualidade das águas subterrâneas

Projecto da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova recebe financiamento europeu. Será testado em Portugal e noutros países, na Europa e em África, e pretende apoiar o processo de tomada de decisões políticas.

A qualidade de águas subterrâneas vai ser medida em tempo real com o objectivo de se prevenir o impacto das alterações climáticas e da actividade humana, num projecto desenvolvido em Portugal e que se espera que se espalhe pelo mundo.

Chamado MAR2PROTECT, o projecto liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova recebeu um financiamento superior a quatro milhões de euros, no âmbito das Acções de Investigação e Inovação do Programa Horizonte Europa.

A ferramenta digital de inteligência artificial, desenvolvida numa coordenação dos investigadores da FCT Ana Pereiro e João Araújo, vai receber informações em tempo real de sensores colocados em locais de risco. Com estas informações espera-se poder proteger as águas subterrâneas de toda a União Europeia, explica a FCT num comunicado.

“O objectivo é apoiar os decisores políticos no combate à degradação da qualidade da água”, diz-se no documento. Em declarações à agência Lusa, a investigadora Ana Pereiro diz que a ferramenta poderá […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: