O mês de dezembro foi, como já é apanágio do Município da Sertã, dedicado a levar o espírito de Natal a todas as freguesias do concelho. Dos concursos que promoveram o comércio e a economia local, às iluminações de Natal que embelezaram todo o concelho, passando pelos concertos descentralizados que aconteceram todos os fins de semana de 1 de dezembro a 5 de janeiro, a iniciativa “Sertã Espírito de Natal” trouxe este ano uma novidade: a “Aldeia Natal”.
Instalada na Alameda da Carvalha de 14 a 29 de dezembro, esta Aldeia remetia para todo o imaginário e magia que o Natal tem implícito. “A Aldeia Natal superou todas as expectativas: conquistou as famílias que ali encontraram, de forma gratuita, todo o tipo de diversões que proporcionaram momentos felizes, sentindo-se verdadeiramente o Espírito de Natal”, frisou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. Foram vários os ingredientes desta “receita” de sucesso: Mercadinhos de Natal com produtos dos mais sazonais aos mais convencionais, Casa do Pai Natal e Presépio, momentos de neve e muita diversão que agradou a miúdos e graúdos. Durante os 15 dias em que funcionou (a Aldeia Natal encerrou apenas no dia de Natal), os visitantes puderam disfrutar de várias atrações: pista de gelo e de carros, carrossel, comboio de Natal, insufláveis e, nos dias 21 e 22 de dezembro, de um voo cativo em balão de ar quente.
“As expectativas foram claramente superadas” referiu Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã. “No total, tivemos mais de 38 mil visitantes à Aldeia Natal. Esta iniciativa, feita a pensar nas famílias do concelho e em todas as pessoas que nos visitam neste período, foi garantidamente um sucesso”, retomou o edil. Além do fator novidade, a acessibilidade destas atrações contribui para o seu visível sucesso. “Todas as atividades eram gratuitas, permitindo que qualquer pessoa pudesse disfrutar do encanto desta iniciativa” explicou Carlos Miranda.
A Pista de Gelo e o comboio de Natal foram as atrações que registaram maior adesão por parte do público, contabilizando cada uma, mais de 6500 participações. Mas todas as outras fizeram a delícia das famílias, contribuindo em larga medida para tornar o Natal de todas as crianças do concelho, muito mais mágico e especial.
Recorde-se que além das atrações, a Aldeia Natal ofereceu ainda concertos (com bandas e artistas locais e destaque especial para “O Avô Cantigas”), aula aberta de Karaté, demonstrações de Ballet e Hip Hop, Paradas de Natal e animação de rua (Circo, performances de fogo, música popular, entre outros). Os elogios por parte da população foram unânimes, referindo tanto a beleza do espaço, como a variedade da programação, das atrações e a originalidade da iniciativa.
No âmbito do programa “Sertã Espírito de Natal”, além dos concertos de Natal que percorreram todas as freguesias do concelho, houve oficinas de arte para as crianças, teatros infantis e ainda diversas atividades literárias. Com o epicentro na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, além da Feira do Livro de Natal, destaque para os encontros com escritores António de Sousa, Fátima Lopes, Jorge Serafim e Maria Inês Almeida. Com estas iniciativas e programas culturais, o Município da Sertã levou o espírito de natal a todas as freguesias, oferecendo cultura acessível e gratuita a todos os seus munícipes e visitantes.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.