Situação de precipitação excessiva 15-25 Dez.

Apesar de já estarmos a prever que a 2ª metade de Dezembro viesse com mais instabilidade, principalmente mais no fim do mês, neste momento tudo aponta para que já na próxima semana haja uma sequência de eventos que poderá levar a um episódio de precipitação excessiva e generalizada.

( Previsão para este Inverno neste link: https://bestweather.pt/previsao-trimestral-inverno-2019-20-dezembro-janeiro-fevereiro/ )
 Esperamos que se desenvolva rapidamente um padrão de bloqueio nas latitudes altas em conjunto com a presença de áreas anticiclónicas no norte de África. Este evento resulta da sobreposição do estado base intra sazonal, que favorece maior presença do Anticiclone sobre o Norte de África, com um evento de disrupção do vórtice polar. Neste caso a atividade de rossby resultante vai favorecer o estabelecimento de uma corrente de oeste muito perturbada sobre o Atlântico em direcção à Península.

Esperamos assim uma semana extremamente chuvosa, com vento por vezes forte do quadrante oeste, e um aumento significativo da agitação marítima.
De referir que após um Novembro extremamente chuvoso, praticamente toda a região litoral norte e centro está neste momento numa situação de risco potencial de inundações e cheias, apesar do tempo seco neste início de Dezembro.

Em Janeiro e Fevereiro as tendências sazonais apontam para que se acentue um regime instável, com precipitação acima da média.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: