A Sonae MC assinou o Código de Conduta da União Europeia sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis, através do qual se compromete a aumentar a disponibilidade e a acessibilidade de opções alimentares mais saudáveis e sustentáveis para todos os consumidores. Este acordo é um marco importante para a concretização da “Estratégia do Prado ao Prato” (Farm to Fork Strategy) da União Europeia (UE).
O Código de Conduta tem como objetivo concertar e potenciar o papel coletivo dos vários operadores ao longo da cadeia de valor na transição para um sistema alimentar europeu mais sustentável, avaliando simultaneamente o alcance dos compromissos de cada empresa.
Reconhecendo a importância deste Código de Conduta da UE, a Sonae MC não só aderiu ao mesmo comprometendo-se a promover dietas saudáveis, equilibradas e sustentáveis e contribuir para um sistema alimentar facilitador de melhores escolhas nutricionais, e de forma mais especifica complementou com um conjunto de compromissos individuais que integram a estratégia da empresa. Entre estas iniciativas encontram-se, por exemplo, a redução em 12% do teor de sal em snacks salgados, bem como a diminuição em 10% dos açúcares adicionados nos leites achocolatados ou nos cereais infantis de pequeno-almoço até 2022 e ainda o compromisso de manter todos os produtos de marca própria livres de gorduras hidrogenadas, entre outras.
Enquanto marca própria líder do retalho alimentar em Portugal, o Continente já tem vindo a apresentar algumas iniciativas que estão em linha com estes compromissos, como é exemplo a reformulação da composição de alguns produtos, ajudando a reduzir o consumo excessivo de açúcares, sal e gorduras em Portugal.
Nos últimos 2 anos, o Continente concluiu planos de otimização nutricional em mais de 200 produtos, que se traduzem em reduções anuais de 650 toneladas de açúcar, 85 toneladas de sal e 385 toneladas de gorduras saturadas em: iogurtes, cereais, bolachas, snacks, refrigerantes e sopas de take away, contribuindo desta forma para melhorar a saúde e estilo de vida dos portugueses. Até 2022 está prevista também uma redução adicional de sal nas sopas Continente de cerca de 4 toneladas.
“Enquanto líderes no retalho alimentar nacional, com mais de 1.300 pontos de venda em território ibérico, mais de 35.000 colaboradores que trabalham diariamente para servir mais de 4 milhões de famílias, a alimentação dos consumidores sempre foi uma preocupação e um compromisso da Sonae MC, pelo que fazemos questão de facilitar o acesso a alimentos mais saudáveis. Não menos importante para nós é a promoção de estilos de vida equilibrados e a integração de um sistema alimentar que respeita o ambiente, pelo que este compromisso é um passo natural e necessário”, afirma Ondina Afonso, Diretora de Qualidade e Investigação da Sonae MC.
A marca própria do Continente assume um papel fundamental na democratização do acesso a produtos mais saudáveis e sustentáveis, e as gamas Continente Equilíbrio e o Continente Bio, bem como nos produtos que respondem a necessidades mais específicas, espelham bem o compromisso da marca em tornar real a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e sustentável.