Syngenta apresenta soluções inovadoras no Fórum Tecnologia e Horticultura

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  17-07-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Syngenta apresenta soluções inovadoras no Fórum Tecnologia e Horticultura

O Fórum Tecnologia e Horticultura, realizado no âmbito da Feira de São Pedro, em Torres Vedras, recebeu mais de 100 mil visitantes, durante 10 dias e foi um importante espaço de partilha de ideias e discussão entre os profissionais do sector hortícola da região Oeste.
A Syngenta
associou-se ao evento, como expositora e oradora nas Jornadas Técnicas, apresentando soluções inovadoras para a prática de uma horticultura sustentável.

O Fórum Tecnologia e Horticultura decorreu de 26 de Junho a 6 de Julho, com a organização da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste e da Câmara Municipal de Torres Vedras. O evento incluiu a realização das Jornadas Técnicas, onde investigadores e empresas apresentaram e debateram novas tecnologias de produção, soluções para tratamento de resíduos provenientes da actividade hortícola, bem como a promoção e valorização produtos hortícolas, no mercado nacional e internacional.

A Syngenta apresentou soluções inovadoras para protecção das culturas hortícolas, segmento de mercado onde tem vindo a reforçar o seu portfólio com produtos de controlo multipraga, que permitem uma janela de eficácia mais alargada e evitam o aparecimento de fenómenos de resistência.

Um desses produtos é o insecticida Voliam Targo, uma mistura de abamectina com clorantraniliprol. O Voliam Targo está homologado para controlo da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), uma das pragas-chave desta cultura, tanto em estufa como em ar livre, e para controlo de largartas de lepidópteros, ácaros e larvas mineiras em diversas culturas hortícolas: abóbora, beringela, courgette, meloeiro, melancia, pepino, pimenteiro, tomateiro (estufa) e morangueiro.

Na gama de fungicidas, o Ortiva Opti surge como uma solução no controlo do míldio em melão, melancia, abóbora e cebola, com acção preventiva, curativa e anti-esporulante. «É uma excelente opção para os horticultores e em particular, na cultura da abóbora, que está em plena expansão no Oeste, onde se estima que existam cerca de 2.000 hectares desta cultura, só nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã e Peniche», afirma Pedro Neto, técnico gestor conta cliente da Syngenta para o Oeste e Península de Setúbal, acrescentado que o Ortiva Top, tem ainda acção no controlo de doenças como o oídio, alternaria e colo gomoso das cucurbitáceas, apesar de ainda não estar homologado para estas finalidades.

Ainda na gama dos fungicidas, o Ortiva Top, à venda desde final de 2013, é outra das opções para protecção das culturas do tomateiro, beringela, pimento e morangueiro contra o oídio, a alternária e cladiosporiose. Ortiva Top é uma suspensão concentrada de azoxistrobina e de difenoconazol.

Heliosec – eliminação definitiva dos restos de caldas

Um dos painéis de debate das Jornadas Técnicas abordou o tratamento de resíduos da actividade agrícola. Abordaram-se soluções para recolha e reciclagem de plásticos, para desinfecção da água da rega e a Syngenta apresentou o Heliosec, um dispositivo desenvolvido para tratar os restos de caldas resultantes das lavagens dos pulverizadores.

O Heliosec funciona por desidratação natural através do vento e da temperatura e elimina definitivamente todos os restos de efluentes fitossanitários, incluindo o cobre e o enxofre. Os restos de calda que ficam nos tanques e as águas residuais de lavagem dos pulverizadores são depositados no Heliosec, composto por um tanque em polietileno com cobertura, que é montado sobre uma base de cimento. Os efluentes desidratam até à obtenção de um extrato seco, que fica depositado no filme do Heliosec. O filme é colocado num saco de recuperação, que é recolhido apenas uma vez por ano e armazenado junto dos produtos fitofarmacêuticos. A recolha é assegurada pela Syngenta.

A Syngenta relevou que está a estudar uma forma de colocar o Heliosec também ao serviço das pequenas explorações agrícolas, ponderando a realização de parcerias com as autarquias locais das principais regiões agrícolas.

Num momento em que a legislação e o consumidor exigem cada vez mais a produção de alimentos de qualidade e a prática de uma agricultura sustentável, a Syngenta responde às necessidades dos agricultores com soluções inovadoras, desde a semente, à protecção das culturas e à gestão dos resíduos agrícolas.


Apontadores relacionados:

Sítios

  • Syngenta Crop Protection Lda.


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: