Syngenta em Campo 2013: Nota de Imprensa Oferta integrada para tomate de indústria

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  05-02-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Syngenta em Campo 2013: Nota de Imprensa Oferta integrada para tomate de indústria

Ciente da relevância crescente das culturas hortícolas no mercado português, a Syngenta está a investir em programas integrados que ajudam a reforçar a competitividade dos horticultores portugueses. A cultura do tomate para indústria é uma das prioridades da empresa nos próximos anos. Após os bons resultados obtidos em 2013 nos campos de demonstração das principais zonas de produção de tomate, a Syngenta prepara o lançamento comercial de uma nova variedade de tomate para indústria e apresenta um portfólio reforçado de soluções para protecção da cultura.

«Nos últimos dois anos o nosso foco tem sido a vinha e o milho, duas culturas chave no panorama agrícola em Portugal. No entanto as hortícolas, e em particular o tomate para indústria, assumem uma relevância crescente a que estamos atentos. O ano de 2013 foi para nós um momento de conhecimento do mercado e preparação de programas integrados – sementes e agroquímicos – e 2014 será um ano para colher os frutos do nosso trabalho. Iremos lançar uma nova variedade de tomate para indústria, que teve um feedback bastante positivo da parte dos agricultores que a testaram nos seus campos em 2013, e reposicionámos o portfólio de agroquímicos, com vista a recuperar a liderança de mercado no prazo de três anos», afirma Maria do Carmo Pereira, Customer Marketing Lead da Syngenta para Portugal, Centro e Norte de Espanha.

Duas novas variedades de tomate para indústria desenvolvidas pela Syngenta – Ifox e Ibix – estiveram em ensaio em 2013 nas principais zonas produtoras de tomate em Portugal, destacando-se pela grande resistência a fungos, produtividade e óptima coloração vermelha, tanto interna como externa. Ifox é um tomate híbrido para transplante médio/precoce a médio e Ibix é mais adequado a transplantes médio a médio/tardio.

Ifox é uma das variedades mais promissoras para o mercado português. Muito produtiva, apresenta uma planta rústica, medianamente vigorosa, com boa cobertura foliar, os frutos são de formato arredondado (65-70g), com boa coloração vermelha interna e externa e destacam-se facilmente do pedúnculo. Esta variedade apresenta alta resistência a Fol: 0-1 / Va: 0, Vd: 0 / TSWV e resistência intermédia a Ma, Mi, Mj / Pst.

Ifox e Ibix estão a corresponder com sucesso às exigências da produção e dos industriais de tomate em Itália, o país que lidera a produção de concentrados de tomate. Em Portugal, os agricultores que acolheram a plataforma de demonstração mostram-se satisfeitos com os resultados de ambas as variedades.

Sementes à medida do mercado

«Em termos globais fiquei bastante agradado com as variedades da Syngenta, são ambas muito boas. A produtividade média do Ibix foi de 90 toneladas/hectare (5,6º brix) e a do Ifox de 93 toneladas/hectare (5,4º brix). O ciclo de produção rondou os 105 a 110 dias, antecipando face a outras variedades da concorrência. O Ibix aguentou os frutos em boas condições mesmo com tempo chuvoso», afirma Marco Gaga Nunes, agricultor de Valada do Ribatejo, que produz 180 hectares de tomate para indústria. Este agricultor pretende aumentar a área de plantação com as variedades Syngenta na próxima campanha.

«As variedades da Syngenta surpreenderam-me pela positiva. Ifox e Ibix estiveram à altura de outras variedades já consagradas, em termos de vigor e sanidade das plantas e bom vingamento dos frutos. A produtividade foi idêntica à de outras variedades concorrentes. Os campos estavam muito bons, mas na data de colheita a chuva originou perdas de 30%, caso contrário facilmente teria chegado às 110 toneladas/hectare», diz João Geada, agricultor de Vila Franca de Xira que produz 200 hectares de tomate, e que se mostra disposto a voltar a plantar as variedades Syngenta na campanha de 2014.

José Carlos Cordeiro, produtor de 137 hectares de tomate no Vale de Santarém, refere uma campanha de excelente qualidade, embora com quebras no volume do tomate colhido. «Nas variedades Ibix e Ifox a produtividade rondou as 80 toneladas/hectare e o brix os 5º. O facto de ter plantado tardiamente (Maio) não permitiu que as plantas expressassem todo o seu potencial produtivo. Este ano quero voltar a plantar as variedades da Syngenta, mas com plantações mais precoces», admite.

Portfólio reforçado com vista à liderança

No âmbito da sua estratégia de programas integrados para o sector agrícola, a Syngenta tem vindo a reforçar e a reposicionar o seu portfolio destinado à protecção das culturas hortícolas, com vista a reconquistar a liderança do mercado a curto prazo.

O insecticida Affirm é uma das apostas da Syngenta a que os agricultores recorrem para protecção do tomate contra a Tuta absoluta e a lagarta. A eficácia do produto voltou a ser comprovada em 2013: «uso o Affirm há várias campanhas. Este ano apliquei o Affirm na hora certa, de forma preventiva, e não tive qualquer ataque de lagartas», admite José Carlos Cordeiro.

«O Ifox e o Ibix tiveram um comportamento muito favorável em termos de resistência a fungos, nomeadamente ao fusarium, ao phytium e ao míldio, quando comparados com outras variedades. Não observei qualquer sintoma de fragilidade das plantas a estes fungos. Nos tratamentos contra a Tuta absoluta utilizei o Affirm, que foi eficaz. As plantas não demonstraram sintomas de fitotoxicidade e nem os frutos se ressentiram de quaisquer danos na epiderme», afirma Marco Gaga Nunes.

Um novo produto Syngenta vai chegar brevemente ao mercado português, apresentando características que correspondem às necessidades dos horticultores: 

Ampligo* é um insecticida de largo espectro, à base de clorantraniliprole e lambda-cialotrina, particularmente interessante pelo facto de conter duas substâncias activas e porque se espera que seja homologado, em Portugal, para as culturas do milho e do tomate indústria, entre outras. É uma solução a que os agricultores podem recorrer ao longo de todo o ciclo de campanha, em mais do que uma cultura.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (30/09/2013) – Syngenta em campo 2013: oferta integrada para tomate de indústria

Sítios

  • Syngenta Portugal


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: