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– 04-12-2013 |
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Syngenta em Campo 2013: Uma refer�ncia incontestável no milhoOs bons resultados obtidos pela Syngenta na campanha de milho 2012-2013 incentivam a empresa a prosseguir a sua estratégia �nica no mercado portugu�s. Esta � baseada num robusto portf�lio de sementes e agroqu�micos, numa equipa de colaboradores capaz de apoiar o agricultor de A a Z e numa rede de distribuidores informada e pr�xima do cliente final. A ambi��o da Syngenta passa por consolidar a notoriedade da marca no segmento das sementes de milho e refor�ar a posi��o no neg�cio dos agroqu�micos, onde j� � l�der através de solu��es de pr�-emerg�ncia que melhoram o rendimento da cultura do milho.
A estratégia desenvolvida pela Syngenta em Portugal para a cultura do milho está a dar frutos, como comprovam os excelentes resultados obtidos nos campos de ensaio instalados pela empresa nas várias regi�es do país, durante a campanha 2012-2013. Na gama de sementes para gr�o, as variedades j� consagradas expressaram todo o seu potencial. Na gama de sementes para silagem o rendimento em matéria verde superou as expectativas:
�Estes resultados comprovam que estamos no caminho certo, vamos prosseguir com a nossa orienta��o para concretizar os objectivos em 2014. Queremos manter e defender a posi��o de lideran�a no neg�cio dos agroqu�micos e aproveitar a oportunidade de crescimento no neg�cio das sementes, onde estamos a trilhar um caminho muito pr�prio, através de uma plataforma de oferta integrada, que nos permitirá um crescimento sustentado, com vista a ganhar uma posi��o de maior relev�ncia no mercado portugu�s�, explica Maria do Carmo Pereira, respons�vel de Marketing da Syngenta em Portugal. A Syngenta apresenta uma gama de variedades de milho adaptadas �s necessidades dos agricultores nas várias regi�es do país. O objectivo da empresa � refor�ar e consolidar a notoriedade da ins�gnia Syngenta, criando marcas de refer�ncia por segmentos, tanto nas variedades para produ��o de gr�o como para silagem.
Verdemax e Sincero são marcas que j� conquistaram a prefer�ncia dos produtores de milho na regi�o do Entre Douro e Minho. Joaquim Carneiro, que semeou 15 hectares de Verdemax em Vila Nova de Famalic�o, destaca a elevada produtividade da variedade e o seu elevado stay green: �o Verdemax � um milho excelente e muito produtivo. Tem uma boa espiga e um bom caule e mesmo quando o gr�o está no ponto de colheita, a planta continua verde. Consegui produ��es acima das 75 ton/hectare de matéria verde em todas as parcelas�.
M�rio Branco, agricultor de Barcelos, real�a a boa performance do Sincero: �foi a variedade com que mais trabalhei este ano e tive melhores produ��es do que com outras variedades que semeei em anos anteriores. O campo esteve muito equilibrado e homog�neo e as plantas mantiveram-se verdes até � data da colheita�. Produtividade refor�ada com Lumax
Na vertente da protec��o da cultura, a Syngenta está a conduzir o mercado portugu�s maioritariamente para solu��es de pr�-emerg�ncia, estratégia que permite aos agricultores melhorar o rendimento da cultura através do controlo precoce das infestantes. O Lumax � a principal ferramenta desta estratégia. Trata-se de um herbicida sist�mico, com ac��o residual, indicado para aplica��o em pr�-sementeira com incorpora��o, pr�-emerg�ncia e p�s-emerg�ncia precoce, para o controlo de infestantes gram�neas e dicotiled�neas anuais. Os resultados obtidos pelos agricultores comprovam a elevada efic�cia do Lumax e indicam que o controlo precoce das infestantes � a abordagem mais adequada na cultura do milho. �Ao longo dos anos, os estudos efectuados no controlo de infestantes na cultura do milho apontam no sentido de que a produtividade aumenta se a planta não tiver a concorr�ncia das infestantes logo desde o in�cio. Com o Lumax temos a solu��o para esse problema, � o produto de elei��o para uma grande parte dos agricultores com quem trabalho�, reconhece Gl�ria Melo, t�cnica da Casa Caldas, distribuidor Syngenta na regi�o Norte.
Na regi�o Sul, a ideia � refor�ada por Gustavo Caetano, respons�vel da Quinta da Alorna, que produz 270 hectares de milho no Ribatejo: �Temos tido bons resultados com a aplica��o de herbicidas em pr�-emerg�ncia, mas este ano pela primeira vez conseguimos ter um controlo quase absoluto das infestantes através do Lumax, que funcionou perfeitamente em diferentes tipos de solos�. O Elumis, um herbicida para p�s-emerg�ncia, que será lan�ado comercialmente na pr�xima campanha, vem enriquecer o portfolio de herbicidas da Syngenta para a cultura do milho, fechando o ciclo do controlo das infestantes. Para concretizar a sua ambi��o e objectivos a Syngenta conta com aquele que � o seu primeiro activo � uma equipa de especialistas com um vasto dom�nio t�cnico da cultura do milho, capaz de apoiar o agricultor de A a Z, em todas as fases relevantes da campanha, desde a escolha das variedades mais indicadas � zona de produ��o, ao aconselhamento de densidades de sementeira, passando pelo programa de protec��o da cultura e mesmo pela orienta��o para pr�ticas culturais conducentes a uma agricultura sustent�vel. Outro dos activos fundamentais da Syngenta na abordagem ao mercado portugu�s � a transfer�ncia de know-how para os parceiros de neg�cio, em particular a sua rede de distribuidores. �Cada vez mais pretendemos envolver os nossos parceiros de neg�cio no que fazemos e como fazemos, dando-lhe argumentos para que nos escolham como fornecedor priorit�rio�, revela a respons�vel de Marketing. Uma das iniciativas que melhor ilustra o envolvimento da Syngenta com a sua rede de distribui��o � a Escola de Milho Syngenta. Estes encontros, que j� v�o na V edição, realizam- se ao longo do ano em momentos-chave da campanha, permitindo a partilha de conhecimento com t�cnicos, agricultores e distribuidores e a demonstra��o em campo dos resultados obtidos na cultura. �A Escola de Milho foi um conceito que resultou de ouvir muito, de perceber que havia uma lacuna na forma��o e capacita��o t�cnica sobre a cultura, a que a Syngenta está a dar resposta através do seu know-how�, explica Maria do Carmo Pereira. Mas a Syngenta quis ir mais longe envolvendo toda a comunidade na partilha de conhecimento e criou, para isso, em 2013 o Centro de Experimenta��o Syngenta em Santo Tirso, na Escola Profissional Agr�cola Conde de são Bento. Trata-se de uma plataforma de demonstra��o aberta a todos os intervenientes da fileira agr�cola, onde podem aprender através de tecnologia inovadora. Nesta primeira fase, o Centro focou a aten��o na cultura do milho, muito relevante na economia da regi�o do Minho, e demonstrou em campo questáes relevantes como as boas pr�ticas fitossanit�rias, as normas de armazenamento e aplica��o dos produtos fitofarmac�uticos. Sendo a empresa l�der no seu ramo de actividade, a Syngenta assume um compromisso de pôr em marcha medidas que conduzem � pr�tica de uma agricultura sustent�vel. E mesmo no caso de uma monocultura intensiva como � o milho, comprova que � poss�vel manter a biodiversidade, instalando margens multifuncionais nas bordaduras das parcelas de milho, com sementes seleccionadas de várias especies de plantas. � este o objectivo do projecto Operation Pollinator, em curso em diversos campos de milho pelo país. Fonte: Syngenta
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