
Na décima edição da feira Agroglobal, que decorre nos dias 9, 10 e 11 de Setembro no CNEMA, em Santarém, a Syngenta vai começar as celebrações do seu 25.º aniversário. «Esta será uma edição muito especial para a Syngenta, uma vez que iniciaremos na Agroglobal as comemorações do 25.º aniversário da companhia, fundada a 13 de Novembro de 2000», explica Eduarda Sousa, a nova gestora de campanhas da Syngenta em Portugal, acrescentando que o stand da Syngenta na Agroglobal – que pode localizar aqui – será palco de diversas actividades para celebrar este marco da vida da companhia com clientes, stakeholders e colaboradores, oriundos de toda a Europa.
Neste contexto, Felisbela Torres de Campos, responsável Regulatory & Business Sustainability da Syngenta em Portugal, salienta que «a agricultura evoluiu de forma notável nos últimos 25 anos e a Syngenta acompanhou e impulsionou a mudança através da tecnologia e da inovação. Actualmente, continuamos focados em capacitar os agricultores para produzirem mais alimentos de uma forma que ajude a melhorar o nosso planeta. Na Agroglobal, renovaremos o nosso compromisso para o futuro junto dos nossos clientes, colaboradores e stakeholders». Paulo Machado, diretor comercial da Syngenta em Portugal, realça que «a estabilidade na relação com os nossos parceiros da distribuição e o aumento do nosso portfólio de soluções e serviços para a distribuição e os agricultores são a chave do crescimento contínuo da Syngenta no mercado nacional, no passado, no presente e no futuro».
A Syngenta sublinha que participa na Agroglobal «alinhada com os objectivos do certame de mostrar como a tecnologia está a transformar o sector e demonstrar que a agricultura moderna produz alimentos cuidando da Natureza». O stand da empresa vai apresentar «informação interactiva sobre o seu completo portfólio de sementes, soluções fitossanitárias convencionais e biológicas para a saúde das plantas e do solo e serviços digitais inovadores para a agricultura».
Nas sementes hortícolas, vão estar em destaque o tomate cacho Myrador – «de grande calibre e alta produtividade, com resistência intermédia ao vírus do rugoso (ToBRFV)» – e o melão Bobal («de alto desempenho e sabor, com resistência a afídeos, ao oídio e ao vírus ToLCNDV». Nas sementes de milho, o destaque vai para as novas variedades SY Evident (um híbrido de ciclo FAO 400 «com elevado rendimento») e SY Ultimate (um FAO 600, que «combina máximo rendimento com qualidade de grão), a par das variedades «já consagradas» SY Andromeda, SY Bambus e SY Sandro.
Nas sementes de girassol, estará em foco «a nova tecnologia A.I.R. de híbridos tolerantes a herbicidas, que ajuda os agricultores a enfrentar definitivamente o desafio das infestantes, promovendo um bom estabelecimento da cultura, estabilidade e bom rendimento». A Syngenta afirma que também «reforça a sua aposta nas cevadas híbridas com o lançamento da primeira variedade Hyvido resistente ao Vírus do Nanismo Amarelo (BYDV)», em que «a sua genética aumenta o potencial produtivo da cevada, combinando sanidade, vigor e rendimento».
Na vertente das soluções fitossanitárias, estas serão apresentadas pelos principais grupos de culturas – vinha, tomate, fruteiras e milho –, sendo uma das novidades «o anúncio da evolução da grande família de fungicidas Orondis, com o lançamento de três novos produtos, num futuro muito próximo», refere a empresa. No portfólio Syngenta Biologicals, a empresa destaca soluções para bioestimulação e fertilização das culturas (tais como Talete, Viva, NutribioN, Cepacet e Persicop) e soluções para biocontrolo, com realce para duas novidades (Ebudim, um indutor das resistências das plantas com base em cerevisana, composta por paredes celulares da levedura Saccharomyces cerevisiae estirpe LAS117; e Tellus, um biofungicida preventivo com actividade antagónica sobre doenças do sistema radicular e basal, à base de microrganismos naturais procedentes de estirpes de fungos antagónicos Trichoderma asperellum ICC012 e Trichoderma gamsii ICC080).
Outra vertente que estará em destaque no stand da Syngenta na Agroglobal será a dos serviços integrados na Cropwise, a plataforma de agricultura digital da empresa que «apoia técnicos e agricultores na gestão agronómica das culturas e na gestão das suas explorações». Vai ser o caso do Seed Selector (que «dá recomendações personalizadas na escolha de variedades de milho e girassol para uma localização específica da parcela e condições edafoclimáticas específicas») e o Seed Planting («para aconselhamento de sementeira a taxa variável, optimizando a produtividade da cultura»).
Igualmente em foco vai estar o InterraScan, um «serviço de mapeamento de solos de altíssima resolução, que permite um uso mais preciso dos factores de produção, para optimizar a produtividade das culturas e melhorar a saúde do solo a longo prazo», indica a Syngenta. Outra solução em destaque é as armadilhas digitais Trapview «com tecnologia de detecção através de inteligência artificial e conectividade remota, para diagnóstico da traça-da-uva (Lobesia botrana), da traça-dos-cachos (Cryptoblabes gnidiella) e da traça-do-olival (Prays Oleae)». Segundo a empresa, este é um dos «serviços de grande utilidade para o agricultor» que fornece, assinalando ainda que «foi pioneira em Portugal ao instalar uma rede de armadilhas digitais para monitorização das pragas da vinha na Península de Setúbal, com alertas semanais sobre a evolução da população das pragas e recomendações de tratamentos».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.