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– 09-09-2014 |
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Syngenta reforça compromisso com agricultura sustentável na Agroglobal
A Syngenta associa-se uma vez mais à Agroglobal – Feira das Grandes Culturas, que decorre de 10 a 12 de Setembro, em Valada do Ribatejo, no concelho do Cartaxo. Durante este importante evento do panorama agrícola nacional, a Syngenta reforçará a sua mensagem de compromisso com a agricultura intensiva sustentável, através do “The good growth plan”. Em foco estarão ainda os lançamentos da empresa durante o ano de 2014: o Elumis, herbicida de pós-emergência para milho, bem como a nova variedade Hydro, com tecnologia Artesian, o Luzindo, insecticida multipraga para vinha e a promissora variedade de tomate para indústria Ifox. O “The good growth plan”, anunciado pela Syngenta em Setembro de 2013, é um projecto à escala mundial, através do qual a empresa assume seis compromissos, a implementar até 2020: 1) ajudar a aumentar a produtividade média das culturas agrícolas em 20% sem usar mais terra e água; 2) melhorar a fertilidade de 10 milhões de hectares de terras aráveis; 3) aumentar a biodiversidade em 5 milhões de hectares de terras; 4) ajudar 20 milhões de pequenos agricultores a duplicar a produtividade das suas explorações; 5) formar 20 milhões de agricultores a trabalhar de forma mais segura e 6) garantir condições de trabalho mais justas em toda a cadeia de fornecedores da empresa. Neste primeiro ano de vigência do Plano, a Syngenta pôs mãos à obra e está a trabalhar com produtores rurais, governos, ONGs e outras instituições que partilham as mesmas preocupações, acreditando que a agricultura pode ser intensiva mas sustentável. Uma das medidas já adoptadas foi a assinatura de um memorando de entendimento entre a Syngenta e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Deserficação (UNCCD), com vista à criação da Soil Leadership Academy. Esta Academia visa envolver universidades, centros de investigação e outras entidades na difusão de conhecimento sobre práticas de conservação e gestão sustentável do solo. Governos e agricultores em todo o mundo terão acesso a informação prática (demonstrações em campo, vídeos, aplicações para smartphone) que lhes permitirá compreender e combater a erosão do solo, adoptando medidas simples e pragmáticas com vista à melhoria da saúde dos solos. A UNCCD estima que à escala global 24% da terra arável está degradada. Uma das tecnologias já disponibilizadas, em alguns países, pela Syngenta com vista à conservação dos solos e ao aumento da rentabilidade dos agricultores é o CONTIVOTM . Trata-se de uma solução integrada que combina a sementeira directa (técnica de mobilização de conservação do solo), com sementes inovadoras, equipamentos ajustados, uso adequado de fertilizantes e programas personalizados de protecção das culturas. O CONTIVOTM é um projecto desenvolvido pelos especialistas Syngenta que se ajusta às necessidades específicas de cada exploração agrícola, permitindo aumentar a fertilidade do solo, o rendimento e a protecção ambiental da parcela, além de ajudar a poupar nos custos associados à preparação do terreno (combustível e mão-de-obra). O The good growth plan em Portugal A Portugal chegou este ano a tecnologia Artesian, que põe em prática um dos seis compromissos do Plano: ajudar a aumentar a produtividade média das culturas agrícolas sem usar mais terra e água. A Artesian é uma tecnologia desenvolvida para sementes de milho, contribuindo para aumentar a sua produtividade, em condições óptimas de rega, e para reduzir as perdas de produção quando o milho sofre de stress hídrico. A primeira variedade que incorpora esta tecnologia é o Hydro, um milho FAO 600 lançado este ano em Portugal. A variedade poderá ser apreciada na plataforma de ensaios de campo da Agroglobal. Um Planeta, Seis Compromissos Em 2014, declarado Ano Internacional da Agricultura Familiar pela FAO, a Syngenta lançou o projecto “Yiri+” na Costa do Marfim, com o objectivo de ajudar os pequenos produtores de cacau a aumentar a produtividade da cultura, através de práticas seguras e sustentáveis. O “Yiri+” (a palavra significa “árvore” num dos dialectos locais) consiste em dar formação aos agricultores sobre as pragas e doenças da cultura e acerca da melhor forma de as combater, aplicando e armazenando os produtos de forma segura. O projecto abrange cerca de 600 pequenos agricultores deste país africano e está a ser desenvolvido em parceria com o fabricante de chocolate Cargill Cocoa & Chocolate. No capítulo da Biodiversidade, a Syngenta anunciou que está a expandir o programa Operation Pollinator ao continente asiático. Depois da Europa e na América do Norte, o programa chega agora à Ásia através de uma parceria com a Universidade Nacional de Andong, na Coreia do Sul. O Operation Pollinator decorre há vários anos em Portugal, nomeadamente na cultura do milho. Muitos mais são os exemplos do que está ser levado à prática pela empresa em todo o Mundo para cumprir os seis compromissos do Plano. Em Portugal, a Syngenta iniciou nos últimos anos uma abordagem ao mercado através da qual fornece soluções de protecção das culturas e sementes, combinadas com a transferência de know-how, em áreas tão diversas como: a aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, a calibração de pulverizadores, doses ajustadas às necessidades das culturas em cada fase do ciclo fisiológico, tratamento de restos de caldas ou teledetecção para gestão personalizada das parcelas. Na Agroglobal, a equipa da Syngenta estará disponível para explicar e aprofundar qualquer dos temas aqui retratado. O stand da empresa vai estar organizado em quatro grandes espaços: o The good growth plan, e por cada uma das três culturas-chave: milho, tomate indústria e vinha. Fonte: Syngenta
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