Agricultores e indústria da panificação defendem que é preciso encontrar alternativas e alterar políticas de produção.
A Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares (ACIP) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) estão preocupados com o impacto do embargo da Índia às exportações de trigo. A decisão de Nova Deli levou o cereal a atingir ontem um valor recorde no mercado europeu, com a tonelada a chegar aos 438,25 euros.
Em declarações à TSF, Hélder Pires, da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares, não duvida de que o aumento da procura causado pelo embargo da Índia leve a um aumento dos preços das farinhas e outros produtos.
“Maioritariamente, o trigo que consumimos em Portugal vem de França. Esta situação, possivelmente, irá provocar pressão na procura e, consequentemente, fará aumentar os preços do trigo”, prevê Hélder Pires, considerando que a indústria poderá ter de recorrer a “mercados mais distantes, como, por exemplo, a Austrália”, o que significa maiores encargos logísticos.
O representante […]
https://www.tsf.pt/portugal/economia/temos-de-procurar-solucoes-embargo-do-trigo-na-india-deve-levar-a-subida-de-precos-para-portugal-14863858.html